Problemas para o técnico Leonardo Jardim. O Cruzeiro enfrentará o Mirassol, nesta segunda-feira (18/8), com lista extensa de desfalques, seja por condição física inadequada ou suspensão. O duelo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro está marcado para às 20h, no Campos Maia.
Receberam o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Santos o lateral-esquerdo Kaiki (já havia recebido advertências contra Corinthians e Botafogo) e os volantes Lucas Romero (punido também contra Vitória e Corinthians) e Christian (acumulou outros cartões contra Grêmio e Botafogo). Assim, o trio terá de cumprir suspensão obrigatória diante do Mirassol.
Conforme detalhado por Sérgio Campolina, coordenador médico do Cruzeiro, o lateral-direito William tem feito atividades internas e específicas na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. Testes realizados no defensor alertaram para a necessidade de controle de carga, maneira para evitar que uma contusão – sofrida diante do Grêmio – se torne uma lesão séria. Portanto, sem condição plena, o atleta deve desfalcar o elenco.
Ainda, trio de defensores ocupa espaço no departamento médico. O zagueiro Janderson, de 19 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco em treinamento e passou por cirurgia em 10 de maio. O também zagueiro João Marcelo vive fase final de recuperação devido a uma cirurgia para corrigir lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito.
Por fim, o último a dar entrada no setor foi Fagner. O lateral-direito fraturou a fíbula da perna direita na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o CRB. Sem a necessidade de intervenção cirúrgica, o defensor faz tratamento conservador.
Quem são os possíveis substitutos?
Por declaração de Leonardo Jardim, é provável que Kauã Prates assuma a lateral esquerda: “Vamos colocar três jogadores (no lugar dos suspensos) que vão dar a resposta que a gente necessita. É por isso que temos um elenco. Alguns já deram essa resposta. Vamos lembrar do Prates, que, contra o Fluminense, jogou muito bem”.
Nas vagas de Lucas Romero e Christian, as opções são: Eduardo, que pode atuar como segundo volante ou apoiar o ataque, Matheus Henrique e Walace, como volantes, e Marquinhos para fazer a ponta direita ou atuar como meio-campista.
Na lateral direita mora a principal dor de cabeça do comandante português. Sem William e Fagner, urge a necessidade de improviso. O zagueiro Jonathan Jesus e o atacante Marquinhos já exerceram a função e são cotados. Não há, de forma imediata, recurso na equipe sub-20, já que os laterais de ofício, Victor Jesus e Nicolas Pontes, não estão à disposição. O jovem Otávio Gabriel, de 16 anos, integra o time sub-17 e pode aparecer entre os relacionados, mesmo que não atue.