O Cruzeiro tem importantes compromissos pela frente. Contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa almeja dar uma resposta à torcida depois de dois tropeços consecutivos em casa. O nome do adversário posterior já dimensiona o tamanho da partida: pelas quartas de final da Copa do Brasil, os celestes enfrentam o Atlético. E qual será a estratégia do técnico Leonardo Jardim? Poupar primeiro para ter força máxima na sequência?
Aparentemente, o verbo ‘poupar’ não tem espaço no dicionário de Leonardo Jardim, pelo menos no contexto atual: “O Cruzeiro tem um jogo contra o Internacional. Na nossa casa, depois do jogo com o Santos, a gente tem que procurar os três pontos e temos que estar no máximo da nossa força. Depois, temos três dias para preparar para a Copa do Brasil”.
- Leia também: Jardim justifica número de substituições no Cruzeiro e admite queda: ‘Aguentando na dor’
A Raposa não foi feliz nos dois últimos jogos no Mineirão, em Belo Horizonte, já que perdeu para Ceará e Santos, pela 17ª e pela 19ª rodada da Série A, respectivamente. Em ambos os confrontos, cenários semelhantes: casa cheia, Cruzeiro superior na etapa inicial, viradas frustrantes e derrotas por 2 a 1.
Pela declaração de Jardim, a estratégia da comissão técnica é, portanto, pensar jogo a jogo. O duelo com o Internacional será no sábado (23/8), às 18h30, pela 21ª rodada do Brasileiro. O confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil, com o Atlético, está marcado para 27 de agosto (quarta-feira), às 19h30, na Arena MRV.
Além de voltar a vencer em casa, justificou Jardim, os dois jogos condicionam a caminhada do Cruzeiro pelo principal objetivo na temporada, que é se classificar para a Copa Libertadores de 2026. Encerrar a participação no Brasileiro no G4 garante a Raposa no torneio continental do próximo ano. Levantar o caneco da Copa do Brasil também.
“Com certeza não estamos em condições de abdicar do Campeonato. Se estivéssemos em 12º, 13º lugar, até poderíamos ter essa perspectiva. Mas, com nossa posição e com aquilo que são nossos objetivos mais importantes, que é ter um espaço na Libertadores, não podemos abdicar. Temos que ir aos dois jogos com o máximo da nossa força”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Cruzeiro no Brasileiro
A campanha positiva do Cruzeiro no primeiro turno do Brasileiro colocou a equipe entre os primeiros da tabela de classificação. Ao fim da 20ª rodada, a Raposa aparece na terceira posição, com 38 pontos, 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O Flamengo, líder, soma 43 pontos e um jogo a menos. O Palmeiras, vice, tem 39 pontos e deve duas partidas.