Cruzeiro e São Paulo, ambos em bons momentos, ficarão cara a cara neste sábado (30/8), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa indicou alterações para manter a intensidade, enquanto o tricolor será obrigado a mexer por outros motivos. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações das equipes.
O Cruzeiro chega embalado devido à vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, na quarta-feira (27/8), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. No último duelo pelo Brasileiro, a Raposa derrotou o Internacional por 2 a 1, no Gigante da Pampulha, e permaneceu na terceira colocação, com 41 pontos. Diante das circunstâncias, é esperado que mais de 40 mil pessoas compareçam ao Mineirão para o clássico interestadual.
O São Paulo, apesar de já ter se despedido da Copa do Brasil, classificou-se na última semana às quartas de final da Copa Libertadores ao despachar o Atlético Nacional, da Colômbia. Na Série A, o tricolor chega de vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, resultado que lhe permitiu seguir em sétimo lugar, com 32 pontos – e invencibilidade de oito partidas.
Cruzeiro x São Paulo: prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim indicou ao menos uma mudança para o duelo com o São Paulo: “Tenho por hábito gerir. Com certeza podemos fazer alterações em relação aos 11 base… Vamos gerir. Não sei quantos, se um, dois, três”.
Quando opta por alterar a equipe titular, o comandante português tem o costume de ‘descansar’ jogadores com mais minutagem recente. Encaixam-se nesse cenário o zagueiro Fabrício Bruno e os atacantes Wanderson e Kaio Jorge, que iniciaram os últimos 10 jogos. Caso não comecem jogando, podem dar espaço para Jonathan Jesus, Marquinhos e Gabi, respectivamente.
A principal novidade ocupará espaço no banco de reservas. Único reforço anunciado pelo Cruzeiro na janela de transferências, Luis Sinisterra pode estrear com a camisa estrelada diante do tricolor paulista. O atacante treina com os companheiros desde terça-feira (26/8) e trabalha para aprimorar o físico.
Todos os titulares da Raposa estão à disposição, ao passo que seguem no departamento médico o zagueiro Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo) e o lateral-direito Fagner (fratura a fíbula da perna direita).
Nesta sexta-feira (29/8), o departamento médico liberou o zagueiro João Marcelo. Desde fevereiro, o defensor tratava lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito.
No cenário construído acima, o Cruzeiro pode ir a campo com: Cássio, William, Jonathan Jesus (Fabrício Bruno), Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Marquinhos (Wanderson) e Gabi (Kaio Jorge).
Escalação do São Paulo
A vida de Hernán Crespo está um pouco mais complicada. O número de desfalques é de quase um time, especialmente pela ocupação do departamento médico.
Estão sem condições de jogo Oscar (fratura em três vértebras lombares), Arboleda (lesão no músculo reto femoral da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Calleri (lesão ligamentar no joelho esquerdo) Ryan Francisco (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho esquerdo), Marcos Antônio (posterior da coxa esquerda) e André Silva (lesão ligamentar e estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito).
Era certo que Lucas Moura seria poupado por controle de carga após lesão ligamentar parcial e estiramento na cápsula posterior do joelho direito. Entretanto, as notícias para o torcedor tricolor pioraram. O atacante ainda se queixa de dores no local e, por isso, passará por um exame artroscópico justamente no dia do confronto com o Cruzeiro.
Alisson entra no pacote ‘dúvida’. O meio-campista, cria da Toca da Raposa, não vestiu a camisa do São Paulo nos últimos dois compromissos, contra Atlético Nacional, pela Copa Libertadores, e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, devido a dores no quadril.
O lateral-esquerdo Enzo Díaz entrou pendurado na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, pela 21ª rodada, e recebeu o terceiro cartão amarelo. Assim, terá de cumprir suspensão automática e não viajará a Belo Horizonte.
A boa notícia fica por conta do retorno de Wendell. O lateral-esquerdo se recuperou totalmente de lesão na posterior da coxa esquerda e pode reforçar a equipe paulista diante do Cruzeiro.
Assim, o São Paulo deve ser representado por: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Cédric, Pablo Maia, Bobadilla, Alisson (Marcos Antônio) e Patryck; Ferreira e Luciano.