Matheus Henrique vive processo de retomada aos gramados depois de pouco mais de três meses em tratamento de lesão no menisco lateral do joelho direito. Titular na vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Bahia, nessa segunda-feira (15/9), na Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o volante detalhou a condição física e psicológica.
O atleta se retirou dos gramados em 9 de abril, na derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, ainda pela Copa Sul-Americana, e voltou a competir em 27 de julho. Na ocasião, atuou por cerca de sete minutos no tropeço por 2 a 1 para o Ceará, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Eu estou me sentindo cada vez melhor na parte física e até na mental. No início, quando voltei, ainda tinha um pouco de receio com o joelho, colocar o pé, dividir. Mas hoje já não tenho mais. Trabalhando diariamente para entrar no ritmo da galera o mais rápido possível”, disse Matheus Henrique.
A partir da reestreia, iniciou-se um retorno gradual. Relacionado para todos os confrontos seguintes, o volante acumulou minutos em nove dos 10 compromissos do Cruzeiro. Na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 30 de agosto, pela 22ª rodada do Brasileiro, Matheus Henrique ganhou a primeira oportunidade como titular desde a lesão – e permaneceu em campo durante todo o duelo.
Contra o Bahia, o atleta iniciou novamente e teve perna para suportar toda a partida. Ele aproveitou a ausência de Lucas Silva, suspenso com três cartões amarelos, e foi escalado pelo técnico Leonardo Jardim.
Ao celebrar a vitória diante do tricolor, Matheus Henrique explicou que ainda precisa de tempo para atingir a plenitude do físico, mas, por outro lado, garantiu que evolui em treinamentos e jogos a cada dia.
“Tinha começado contra São Paulo, hoje (segunda-feira). Muito feliz. Cada dia mais recuperando confiança, parte técnica, física, entrando no ritmo que quero estar… Aos poucos a gente vai retomando confiança, porque não é fácil. Fiquei um longo período parado, então vai um certo tempo ainda. Mas, cara, estou cada dia melhor nos treinamentos, nos jogos”
Matheus Henrique, volante do Cruzeiro
Matheus Henrique no Cruzeiro
Matheus Henrique assinou contrato em julho do ano passado e não demorou para assumir a posição de titular. Foram 24 partidas e três gols na primeira temporada. Em 2025, abriu o ano com o mesmo prestígio, mas precisou lidar com a lesão. Ele soma 23 jogos e um tento.
Diante do Bahia, portanto, o volante completou 50 jogos com a camisa estrelada: “Um dia especial, vitória importante e 50 vezes representando essa camiseta gigante! Que possamos viver cada vez mais momentos como esse, é um orgulho fazer parte de sua história, Cruzeiro”.