Desde que chegou ao Cruzeiro, em fevereiro, o técnico Leonardo Jardim teve de tomar decisões difíceis quanto à montagem do time titular. Até alcançar a formação ideal, ele precisou fazer testes e abrir mão de nomes em prol de desempenho.
Com perfil didático e franco, Jardim revelou em entrevistas por que alguns jogadores são reservas no Cruzeiro. Entre os ‘medalhões’ que têm pouco espaço no time estão o volante Walace e o centroavante Gabigol.
O meia-atacante Dudu, que chegou no início da temporada, deixou o clube em maio após entrar em polêmica por causa da perda de espaço entre os titulares. Hoje, defende o rival Atlético.
William é outro exemplo. Eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro de 2024 pelo tradicional prêmio Bola de Prata, da ESPN, o jogador chegou a perder a titularidade para Fagner. Depois, retomou espaço e a vaga entre os 11 iniciais.
A partir de abril, o Cruzeiro adotou time titular com Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Wanderson.
Por que Walace é reserva do Cruzeiro?
Contratado em julho de 2024 por quase R$ 40 milhões, Walace nunca despontou pelo Cruzeiro e perdeu espaço na rotação após a chegada de Jardim.
Na última sexta-feira (12/9), o técnico disse em entrevista à TV Bandeirantes que as características do primeiro volante não encaixam em seu estilo de jogo.
“Os dois volantes que geralmente jogam têm projeção de jogo, deslocamento. O Lucas (Silva) entra na área, e o Romero aparece em movimentos mais verticais. Já o Walace é mais cabeça de área. Jogando com dois volantes, não é bem a característica que pretendo”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
“Por isso ele tem sido menos utilizado que outros que conseguem proporcionar aquilo que é minha forma de jogar. Se Walace estivesse com um treinador que organiza a equipe de forma diferente, com certeza poderia ser titular”, afirmou.
- Números de Walace em 2025: 18 jogos (nove como titular)
Por que Gabigol é reserva do Cruzeiro?
Sobre Gabigol, Jardim explicou que ele é reserva pois não consegue encontrar um estilo de jogo que comporte o atacante ao lado do meia Matheus Pereira e do centroavante Kaio Jorge, que vivem grande fase.
“A produtividade dos três jogando ao mesmo tempo é de três gols sofridos e um gol marcado. As coisas não funcionam muito bem com esses três jogadores, que são excelentes mas descaracterizam aquilo que é o nosso (estilo de) jogo”, avaliou.
“Eu já disse tantas vezes que o Gabriel é um excelente jogador, um profissional louvável. Nessa estrutura que eu jogo, dentro daquilo são as minhas limitações, muitas vezes não consigo encaixar os três ao mesmo tempo”
Na concepção do técnico, Gabigol disputa posição com esses dois jogadores. Jardim já escalou o camisa 9 como meio-campista ofensivo e também na linha frente.
“Às vezes os torcedores falam: ‘Ah, mas você tem que arranjar um sistema’. Mas eu sou só o Leonardo Jardim, não consigo fazer mágica. Eu sei disso, mas os torcedores não querem saber nada disso, eles querem ganhar e que os ídolos joguem.”
“A responsabilidade do Gabriel não jogar é do Kaio e do Matheus e da minha incompetência como treinador por não conseguir colocar todos esses jogadores ao mesmo tempo”, ressaltou.
- Números de Gabigol em 2025: 35 jogos oficiais (18 jogos como titular), 12 gols e quatro assistências
Dudu questionou reserva com Jardim e saiu do Cruzeiro
Dudu deixou o Cruzeiro em maio, depois de questionar a reserva com Jardim e se envolver em polêmica de bastidores. Ele chegou a ser barrado de jogo antes de rescindir contrato com a Raposa e ir para o Atlético.
“Antes do jogo, fechei o assunto. Disse que o motivo da suspensão não era a entrevista. O motivo da suspensão era um motivo interno, e todos estavam a par da situação: direção, jogadores, comissão técnica…”, disse Jardim no fim de abril.
Nesse mesmo mês, quando perguntado sobre a ida de Dudu e Gabigol para o banco de reservas, o técnico disse: “Eu não gosto de individualizar. Temos jogadores com um currículo extraordinário, mas, no momento, escolhi outras opções para a equipe. Quando o jogador tem a oportunidade de mostrar seu valor, ele precisa performar.”
A entrevista que gerou polêmica ocorreu em 25/4, depois do empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Palestino, no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela terceira rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
“É ruim quando a gente é titular praticamente a vida toda, e depois começa a ser reserva. Aí você tem que se adaptar a esse estilo. No meu modo de ver, eu estava vindo em uma sequência boa. Respeito a opinião, mas não sei por que ele me tirou do time”
Dudu, após Palestino 1 x 1 Cruzeiro
- Números de Dudu pelo Cruzeiro em 2025: 17 jogos (11 como titular) e dois gols
Cruzeiro vive grande ano em 2025
Vice-líder, o Cruzeiro tem 47 pontos em 23 jogos no Campeonato Brasileiro. A equipe celeste está atrás somente do Flamengo, primeiro colocado com 50.
Os mineiros também fazem grande campanha na Copa do Brasil e estão classificados para a semifinal contra o Corinthians. O time celeste passou por Vila Nova (terceira fase), CRB (oitavas de final) e Atlético (quartas de final).