CRUZEIRO

Diferentes gerações da base do Cruzeiro se destacam no time de Leonardo Jardim

Lucas Silva, de 1993, e Kaiki, de 2003: pilares do Cruzeiro são de duas gerações diferentes das categorias de base da Toca da Raposa

Duas gerações de jogadores formados nas categorias de base se destacam no time profissional do Cruzeiro. A equipe treinada por Leonardo Jardim tem como alguns de seus pilares o lateral-esquerdo Kaiki, de 22 anos, e o volante Lucas Silva, de 32.

A dupla é titular absoluta da Raposa, que vive ano de sucesso nas competições nacionais. O Cruzeiro é o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos em 24 jogos, e está classificado à semifinal da Copa do Brasil.

Na última partida do Cruzeiro, Kaiki e Lucas Silva marcaram os gols da vitória por 2 a 1 sobre o RB Bragantino. Os mineiros venceram o Massa Bruta no domingo (21/9), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 24ª rodada da Série A.

“O Kaiki tem feito temporada muito boa. Não é por acaso que, na última convocação da Seleção, esteve no grupo dos 40 (pré-selecionados). E o Lucas não necessita de apresentações, ele foi jogador do Real Madrid, não é qualquer um que chega a esse nível”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Lucas Silva está na terceira passagem pelo Cruzeiro

Lucas foi promovido ao time profissional do Cruzeiro em 2012 e permaneceu até 2015 como um grande destaque. A primeira passagem foi meteórica e fez o volante ser vendido ao poderoso Real Madrid, da Espanha.

O período como jogador dos merengues foi curto, e Lucas foi emprestado ao Olympique de Marseille, da França, antes de retornar ao Cruzeiro em 2017.

A segunda passagem pela Toca da Raposa terminou em 2019 com mais títulos e um papel importante. Ali poderia ser o fim da história pelo Cruzeiro, mas Lucas ainda retornaria para um terceiro capítulo.

Em 2023, Lucas trocou o Grêmio pelo Cruzeiro. De início, o volante voltou a exercer função primordial na equipe. Em 2024, porém, a situação não foi a mesma, e o camisa 16 perdeu espaço.

O ‘resgaste’ de Lucas ocorreu com a chegada de Jardim, em fevereiro de 2025. O próprio técnico falou sobre esse processo: ‘Recuperamos ele fisicamente e demos a confiança que necessitava para mostrar o seu futebol.’

Os títulos de Lucas Silva pelo Cruzeiro

De cria da Toca a um dos jogadores mais vitoriosos que vestiram a camisa do Cruzeiro. Essa é a trajetória de Lucas, que já venceu dois Brasileirões (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e três Campeonatos Mineiros (2014, 2018 e 2019).

Eleito o melhor segundo volante da Série A em 2014, Lucas soma 303 jogos e dez gols pela Raposa. Em 2025, o volante soma dois tentos e duas assistências em 35 partidas.

“A gente vem se unindo, tendo entrosamento e energia, um acreditando no outro. Isso em 2013 e 2014, com o passar dos jogos e vitórias, fez com que a gente conseguisse títulos”

Lucas Silva, volante do Cruzeiro

Kaiki saiu da reserva e virou titular absoluto

Até o início de 2025, Kaiki era reserva de Marlon na lateral esquerda do Cruzeiro. Com a saída do companheiro para o Grêmio, o camisa 6 assumiu de vez a posição e virou um pilar do time celeste.

Kaiki tem 37 jogos, um gol e três assistências em 2025. O ano positivo com a camisa do Cruzeiro, clube pelo qual foi revelado em 2021, fez o lateral-esquerdo ganhar a atenção do técnico Carlo Ancelotti.

No fim de agosto, Kaiki foi um dos 40 pré-selecionados para os últimos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ele não entrou no corte final, entretanto. Os convocados foram Caio Henrique (Monaco, da França) e Douglas Santos (Zenit, da Rússia).

A chegada de Kaiki ao Cruzeiro

“Eu passei por todos os momentos do Cruzeiro. Estou no clube desde os 11 anos de idade. Viver este momento maravilhoso é sensacional. Estamos vivendo uma fase muito boa. Agora, é trabalhar para continuar vivendo este momento bom”

Kaiki, lateral-esquerdo do Cruzeiro

O ala exaltou a sinergia que o time tem atualmente: “O grupo está muito unido. Comemoramos juntos o gol, sempre comemoramos juntos, independentemente de quem faz gol.”

Números de Kaiki pelo Cruzeiro antes de 2025

Em 2021, Kaiki fez três jogos. Ele entrou em campo seis vezes e deu uma assistência em 2022, quando foi campeão da Série B. Os números cresceram em 2023, com 14 partidas oficiais. Até que em 2024 o ala fez 23 aparições e contribuiu com um passe a gol.

Compartilhe
Sair da versão mobile