O catarinense Ramon Abatti Abel será o árbitro de Flamengo x Cruzeiro, jogo decisivo pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A partida é importante para as duas equipes, que ocupam a parte mais alta da tabela. O Flamengo é o líder da Série A, com 54 pontos – quatro a mais que o segundo colocado Cruzeiro.
Em 2025, Ramon Abatti Abel apitou outros jogos importantes do Urubu e da Raposa. Veja abaixo qual foi o retrospecto do árbitro nessas partidas.
Flamengo x Cruzeiro
Flamengo e Cruzeiro se enfrentarão nesta quinta-feira (2/10), a partir das 20h30, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Em maio, a equipe celeste venceu a rubro-negra no Mineirão, em Belo Horizonte, pela sétima rodada do primeiro turno.
Ramon Abatti Abel apitou Atlético 0 x 2 Cruzeiro
O único jogo do Cruzeiro que Ramon Abatti Abel apitou em 2025 foi o clássico pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. A Raposa venceu o Atlético por 2 a 0 na Arena MRV, em BH. Não houve polêmicas nesse jogo.
Ramon Abatti Abel apitou Flamengo x Botafogo na Supercopa
Ramon Abatti Abel trabalhou em cinco jogos do Flamengo nesta temporada. O maior deles foi a final da Supercopa Rei, em que o Rubro-Negro derrotou o Botafogo por 3 a 1 no Mangueirão, em Belém do Pará.
No Brasileirão, Ramon Abatti Abel apitou quatro partidas do Flamengo:
- Grêmio 0 x 2 Flamengo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (terceira rodada)
- Flamengo 4 x 0 Corinthians, no Maracanã, no Rio de Janeiro (sexta rodada)
- Palmeiras 0 x 2 Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo (décima rodada)
- Flamengo 1 x 0 Atlético, no Maracanã, no Rio de Janeiro (17ª rodada)
Polêmicas em Palmeiras 0 2 Flamengo
Houve grande polêmica no confronto com o Palmeiras. Ramon Abatti Abel marcou um pênalti a favor de cada lado. Primeiro, a favor do Porco, quando o árbitro identificou que toque de mão do lateral-direito Guillermo Varela ocorreu dentro da área, e não fora.
Depois, Ramon Abatti Abel deu pênalti para o Flamengo por falta do zagueiro Murilo, do Palmeiras, no meia-atacante De Arrascaeta. As duas marcações geraram reclamações, assim como a não expulsão de Gustavo Gómez, defensor alviverde.