Em relação à composição do elenco, o Cruzeiro passou ‘ileso’ na derrota por 2 a 0 para o Vasco, sábado (27/9), em São Januário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem novos cartões para os jogadores que entraram em campo pendurados, o técnico Leonardo Jardim tem grupo quase completo à disposição e retornos importantes para o duelo direto com o Flamengo.
O zagueiro Fabrício Bruno, os volantes Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique, o meio-campista Matheus Pereira, e os atacantes Wanderson e Kaio Jorge viajaram ao Rio de Janeiro com dois cartões amarelos na bagagem. Portanto, caso recebem outra punição, desfalcariam o Cruzeiro diante do Flamengo. Não foi o caso.
Com elenco recheado, a Raposa volta à Cidade Maravilhosa na quinta-feira (2/10) para confronto com caráter decisivo diante do Rubro-Negro. O clássico interestadual no Maracanã, pela 26ª rodada da Série A, está marcado para as 20h30.
Quais as boas notícias?
Além de não ter perdido jogadores na partida contra o Vasco, Leonardo Jardim ganha reforços caseiros para enfrentar o Flamengo. O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Gabigol, que cumpriram suspensão no último compromisso, estão novamente aptos a atuar.
Foi justamente o camisa 9 quem decidiu o duelo entre Cruzeiro e Flamengo no primeiro turno do Brasileiro. Gabi ganhou oportunidade aos 42 minutos do segundo tempo e marcou o gol da vitória celeste por 2 a 1 nos acréscimos.
Outra boa notícia para o comandante celeste é o retorno de Luis Sinisterra aos treinos de forma integral. O atacante foi desfalque na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino e na derrota por 2 a 0 para o Cruz-Maltino devido a um estiramento na coxa direita. Recuperado, participou normalmente das atividades desta segunda-feira (29/9) e pode ser opção diante do Rubro-Negro.
Flamengo x Cruzeiro: por que ‘caráter decisivo’?
O Flamengo lidera o Brasileiro com 54 pontos e aproveitamento de 75% – a equipe carioca tem um jogo a menos que as demais. Logo atrás está o Cruzeiro, com 50 pontos em 25 confrontos, o que configura aproveitamento de 66%.
Novo triunfo aproxima a Raposa do topo novamente, embora o Rubro-Negra ainda tenha uma partida atrasada. Por outro lado, uma derrota no Rio de Janeiro propicia ao Flamengo distância ainda maior dos rivais – a equipe carioca abriria sete pontos da mineira.
Qual time é o favorito ao título?
Além de Flamengo e Cruzeiro, o Palmeiras aparece como postulante ao título. O time paulista ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 49 pontos em 23 duelos – aproveitamento de 71%.
Ao fim da 25ª rodada do Brasileiro, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou as chances de títulos de cada equipe. Devido à campanha, o Flamengo lidera a estatística, com 52.9% de chance de conquistar a Série A. O Palmeiras aparece logo atrás, com 30.1%. O Cruzeiro fecha o ‘pódio’, com 15.3% de possibilidade de troféu.
Sequência do Cruzeiro na Série A
- 26ª rodada: Flamengo x Cruzeiro – 2/10 – 20h30
- 27ª rodada: Cruzeiro x Sport – 5/10 – 18h30
- 28ª rodada: Atlético x Cruzeiro – 15/10 – 21h30
- 29ª rodada: Cruzeiro x Fortaleza – 18/10 – 21h
- 30ª rodada: Palmeiras x Cruzeiro – 26/10 – 20h30
- 31ª rodada: Cruzeiro x Vitória – 1/11 – 16h
- 32ª rodada: Grêmio x Cruzeiro – 5/11 – 20h
- 33ª rodada: Cruzeiro x Fluminense – 9/11 – 16h
- 34ª rodada: Juventude x Cruzeiro – a confirmar
- 35ª rodada: Cruzeiro x Corinthians – a confirmar
- 36ª rodada: Ceará x Cruzeiro – a confirmar
- 37ª rodada: Cruzeiro x Botafogo – a confirmar
- 38ª rodada: Santos x Cruzeiro – a confirmar