O Cruzeiro quebrará um longo jejum se vencer o Flamengo na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Faz sete anos que a Raposa não vence o Urubu no Maracanã, no Rio de Janeiro.
A equipe celeste volta a enfrentar a rubro-negra na quinta-feira (2/10), a partir das 20h30. Este será o segundo jogo entre Cruzeiro e Flamengo no Brasileirão.
Cruzeiro quer voltar a vencer o Flamengo no Maracanã
Em 4 de maio, a Raposa bateu o rival por 2 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, pela sétima rodada. O Cruzeiro marcou com os atacantes Kaio Korge e Gabigol. Já o Flamengo balançou a rede com o meia-atacante De Arrascaeta.
Antes disso, a última vitória celeste no confronto havia sido por 2 a 0, em 8 de agosto de 2018, no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Os gols do jogo pelo torneio internacional foram marcados pelo ex-meia Thiago Neves e De Arrascaeta, que na época era camisa 10 do Cruzeiro.
Times de Cruzeiro e Flamengo naquele jogo
Flamengo
- Diego Alves; Rodinei (Pará, aos 39min do 2ºT), Léo Duarte, Réver e Renê; Gustavo Cuellar; Everton Ribeiro, Diego Ribas, Jean Lucas (Vitinho, aos 18min do 2ºT) e Marlos Moreno (Lincoln, aos 30min do 2ºT); Fernando Uribe. Técnico: Maurício Barbieri
Cruzeiro
- Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho (Rafinha, aos 27min do 2ºT), Thiago Neves (Ariel Cabral, aos 35min do 2ºT) e Arrascaeta; Hernán Barcos (Raniel, aos 16min do 2ºT). Técnico: Mano Menezes
Jejum do Cruzeiro no Maracanã
O time estrelado teve muitos problemas no Maracanã após 2018. Desse triunfo na Libertadores até julho de 2025, a Raposa enfrentou Flamengo, Vasco e Fluminense várias vezes no estádio, mas não venceu nenhum.
A quebra de tabu ocorreu contra o Tricolor, em 17/7. Nesse dia, o Cruzeiro venceu por 2 a 0 no local, pela 14ª rodada da Série A. Os gols foram do zagueiro Fabrício Bruno e do atacante Kaio Jorge.
Flamengo defende invencibilidade de quatro jogos
De 2018 para cá, o Flamengo acumulou quatro jogos de invencibilidade contra o Cruzeiro no Maracanã. A Raposa perdeu três e empatou uma dessas partidas.
Flamengo e Cruzeiro no Brasileirão
O Rubro-Negro tem 79,5% de aproveitamento como mandante no Brasileirão – nove triunfos e quatro empates em 13 jogos.
Já o Cruzeiro venceu cinco, empatou quatro e perdeu três das 12 partidas que fez longe de seus domínios. O retrospecto celeste é de 52,8%.
Disputa pela liderança
Líder da Série A, o Flamengo tem 54 pontos – quatro a mais que o segundo colocado Cruzeiro, que tem 50.
“(O Flamengo) é uma equipe que lidera o campeonato, todo mundo sabe a sua qualidade. Mas temos a ambição de jogar pelo resultado. No primeiro turno, eles eram o favoritos e vencemos. Eles continuam favoritos. Vamos jogar tentar o melhor resultado possível”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro