Depois de mais de uma década, o Cruzeiro volta a lutar pela ponta da tabela no Campeonato Brasileiro. E nesta quinta-feira (2/10), a Raposa espera ganhar esperança na briga pelo título. Terceiro colocado, o time celeste enfrenta o líder Flamengo às 20h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada.
A diferença entre mineiros e cariocas é de quatro pontos. Com a vitória sobre o Corinthians na 25ª rodada, o Flamengo chegou à marca de 54, enquanto o Cruzeiro, que perdeu para o Vasco, estacionou em 50. O Rubro-Negro ainda conta com a vantagem de ter feito um jogo a menos.
Se vencer o Flamengo, a Raposa não igualará o rival, mas verá a diferença entre os dois voltar a ser de apenas um ponto e reassumirá a segunda colocação.
O Palmeiras ‘roubou’ o posto de vice-líder do Cruzeiro nessa quarta-feira (1/10), com vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, no Allianz Parque, em São Paulo.
Cruzeiro já venceu o Flamengo em 2025
Na sétima rodada, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com essa vitória, o time estrelado quebrou um jejum de quase sete anos sem vencer o Rubro-Negro.
Raposa em busca de outra vitória no Maracanã
O Cruzeiro jogará em um estádio em que já venceu em 2025. Na 14ª rodada, a Raposa bateu o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã, dando fim a um tabu de sete anos sem qualquer vitória no local.
Com o técnico Leonardo Jardim, o Cruzeiro se acostumou a dar a fim a jejuns criados nas últimos anos, quando viveu período de crise institucional e temporadas de baixa competitividade.
A meta desta quinta-feira é voltar a vencer o Flamengo no Maracanã. O último triunfo do Cruzeiro sobre o Urubu no estádio ocorreu em 8 de agosto de 2018, na ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Flamengo x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir à partida entre Flamengo e Cruzeiro terá como opções o SporTV (TV fechada) e o Premiere (pay-per-view).
Flamengo x Cruzeiro: escalações
Escalação do Flamengo
Desfalque certo para o técnico Filipe Luís é Erick Pulgar. O volante chileno se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé direito. O atacante Michael sentiu dores no tornozelo esquerdo e é dúvida.
Michael não esteve entre os relacionados para a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, domingo (28/9), e também não tem presença confirmada diante do Cruzeiro. O atacante, que perdeu espaço nos últimos jogos por opção do treinador, sentiu dores no tornozelo esquerdo.
O zagueiro Léo Pereira foi substituído no intervalo da última partida por causa de dores no pé direito, mas treina normalmente e deve ser titular contra o Cruzeiro. Quem compartilha da situação é Viña. O lateral-esquerdo deixou o gramado da Neo Química Arena, em São Paulo, devido a uma indisposição estomacal, mas não preocupa e deve ocupar espaço no banco de reservas.
Quem volta a ser opção é Ayrton Lucas. O lateral-esquerdo cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo diante do Corinthians. Alex Sandro quem deve atuar como titular na ala esquerda.
Nesse contexto, o Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl e De Arrascaeta; Gonzalo Plata, Samuel Lino e Pedro.
Escalação do Cruzeiro
Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim tem apenas dois desfalques: o zagueiro Janderson, em tratamento de lesão ligamentar no joelho direito, e o lateral-direito Fagner, que vive etapa de transição física em recuperação de fratura na fíbula da perna direita.
O zagueiro Lucas Villalba cumpriu suspensão automática na derrota por 2 a 0 para o Vasco, no último sábado (27/9), pela 25ª rodada. Agora apto a atuar, pede licença a Jonathan Jesus e volta a ocupar espaço na zaga, ao lado de Fabrício Bruno.
Pelo mesmo motivo, Gabigol também não viajou com a delegação celeste a São Januário. Zerado no quesito cartão, o atacante treina normalmente para reencontrar o Flamengo no Maracanã pela primeira vez desde a saída conturbada. No duelo entre as equipes pelo primeiro turno da Série A, o camisa 9 entrou em campo no fim do segundo tempo e, nos acréscimos, marcou o tento que deu à Raposa vitória por 2 a 1.
Outra boa notícia para Leonardo Jardim é o retorno de Luis Sinisterra aos treinos de forma integral. O atacante não cumpriu a mesma rotina de atividades dos demais companheiros por cerca de uma semana. Enquanto se recuperava de estiramento na coxa direita, desfalcou o Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, pela 24ª rodada, e no tropeço com o Vasco. Ele também é opção no banco.
Com todos os jogadores considerados titulares à disposição, Leonardo Jardim deve mandar a campo o time ‘base’, formado por: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
Flamengo x Cruzeiro: personagens
“Contra o Cruzeiro, não tem nada de revanchismo. Queremos vencer porque queremos subir na tabela, nos distanciar do Cruzeiro. O Cruzeiro é um candidato ao título. Estamos vendo o trabalho que o (Jardim) está realizando, é um espetáculo. Vai ser um jogo muito bonito”
Filipe Luis, técnico do Flamengo
“Já eram favoritos e continuam. Vamos jogar o jogo e tentar o melhor resultado possível. Temos todo respeito, sabemos do valor do adversário. No primeiro turno eram favoritos, e as coisas não aconteceram. O futebol é decidido dentro das quatro linhas”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Flamengo x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)