A torcida do Cruzeiro vai se deparar com um time diferente do habitual no duelo com o Sport, neste domingo (5/10), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Isso por causa da vasta lista de desfalques e dúvidas que carrega o técnico Leonardo Jardim. Quatro titulares, por exemplo, não ficam nem no banco no confronto pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Quais são os desfalques certos?
A atuação de alguns atletas no empate por 0 a 0 com o Flamengo, quinta-feira (2/10), pela 26ª rodada da Série A, custou a presença no próximo compromisso celeste. Pendurados, o zagueiro Fabrício Bruno, o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge receberam o terceiro cartão amarelo e terão de cumprir suspensão.
Fabrício Bruno recebeu o terceiro cartão amarelo aos 43 minutos do segundo tempo, por reclamação. Romero fez falta por trás no atacante Samuel Lino, aos 30 minutos da primeira parcial, e foi advertido pelo árbitro Ramon Abatti Abel. Já Kaio Jorge segurou Bruno Henrique aos 30 minutos da etapa final e também lidou com nova punição.
O lateral-direito William foi expulso e também ficará fora. O árbitro da partida já havia advertido o defensor no fim do primeiro tempo. Posteriormente, aos 37 minutos da segunda etapa, o camisa 12 aplicou carrinho em Bruno Henrique, recebeu outro cartão e tomou o vermelho.
Quais são as dúvidas do Cruzeiro?
Por questões físicas, não estiveram entre os relacionados do técnico Leonardo Jardim para o duelo com o Flamengo o zagueiro Jonathan Jesus e os atacantes Wanderson e Bolasie. O trio segue como dúvida, já que ainda não participa da preparação integral do clube para o jogo contra o Sport, iniciada nessa sexta-feira (3/10).
Wanderson, diagnosticado com lombalgia, fez apenas trabalhos internos – titular no esquema celeste, deu espaço ao volante Matheus Henrique na ponta esquerda diante do Rubro-Negro. Jonathan Jesus, que lida com trauma no joelho direito, e Bolasie, com incômodo no mesmo local, foram a campo na Toca da Raposa 2, mas de forma parcial.
Quais são os substitutos?
A tendência natural é que Jonathan Jesus substitua Fabrício Bruno. Entretanto, ainda não é possível afirmar que o jovem de 21 anos terá condições de jogo. Nesse cenário, João Marcelo, que voltou a atuar diante do Vasco depois de cerca de sete meses, aparece como opção. Gamarra corre por fora.
Para a lateral, Leonardo Jardim tem caminho mais previsível. Na ausência de William e Fagner, que vive etapa de transição física em recuperação de fratura na fíbula da perna direita, Kauã Moraes surge como provável titular.
O jovem lateral-direito de 19 anos estreou com a camisa celeste no empate com o Flamengo e ainda convocou a torcida para o duelo com o Sport: “Sentimento único, um sonho de criança realizado, ainda mais em um estádio como o Maracanã. Conto com toda a torcida no Mineirão, domingo”.
Muitos concorrentes brigam pela vaga de Romero: Matheus Henrique, Walace, Japa e Ryan Guilherme. O primeiro ainda pode fazer a ponta esquerda, como ocorreu contra o Flamengo. Se ganhar oportunidade, o último estreará com a camisa do Cruzeiro.
Wanderson ocupa a ponta esquerda. Como dito, Matheus Henrique fez a função na última partida. Mas o espaço também pode ser ocupado por Gabigol, Marquinhos, Sinisterra e Bolasie – caso esteja bem fisicamente. O camisa 9 também é o principal candidato para substituir Kaio Jorge.
- Leia também: Meia desfalca treino do Sport antes de jogo com Cruzeiro; lateral é dúvida e dupla retorna
Qual a provável escalação do Cruzeiro?
Nesse cenário, a escalação do Cruzeiro pode ter: Cássio; Kauã Moraes, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki; Walace (Ryan), Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Sinisterra (Matheus Henrique) e Gabi.
Cruzeiro x Sport: duelo de quase opostos
O Cruzeiro perdeu uma posição na tabela de classificação ao fim da 25ª rodada. O empate com o Flamengo derrubou os celestes para o terceiro lugar, com 51 pontos, um a menos que o Palmeiras, que derrotou o Vasco por 3 a 0 e assumiu a vice-liderança – o Verdão tem dois jogos a menos. O Flamengo, com 55 pontos, lidera o torneio – deve uma partida.
A Raposa segue viva na briga pelo título da Série A. Segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 12,4% de possiblidades de voltar a sentir o sabor da conquista nacional. Flamengo lidera, com 45,8%, e Palmeiras ocupa a segunda posição, com 41%.
O Sport tem sido o desesperado do Brasileiro. Com apenas 15 pontos em 24 jogos, ocupa a lanterna, com aproveitamento de apenas 20,83%. As chances de rebaixamento são grandes: 97,1%.