As últimas rodadas do Campeonato Brasileiro não fizeram bem ao Cruzeiro. O time perdeu fôlego e agora vê as chances de título da Série A despencarem, segundo cálculos realizados pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A 27ª rodada tinha um fator favorável à Raposa: o Flamengo, que ocupava a liderança, havia tropeçado diante do Bahia e perdido por 1 a 0. Entretanto, em pleno Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro não fez jus à superioridade técnica em relação ao Sport e apenas empatou por 1 a 1.
Assim, as chances de a Raposa faturar o título do Brasileiro caíram de 12,4% para 7,4%. O Palmeiras, que derrotou o São Paulo por 3 a 2 e alcançou o topo, é o principal candidato, com 60,6%. Vice-líder, o Flamengo carrega 31,5% de probabilidades.
Para efeitos de comparação, ao fim da 14ª rodada, o Cruzeiro tinha 31,4% de chances de voltar a conquistar a Série A. Na ocasião, a Raposa liderava a tabela, com 30 pontos – havia vencido o Fluminense por 2 a 0.
Cruzeiro perdeu fôlego
O Cruzeiro não vence há três partidas. Na 25ª rodada, perdeu para o Vasco por 2 a 0. Depois, empatou com o Flamengo sem gols. Nesse domingo (5/10), os comandados do técnico Leonardo Jardim voltaram a empatar, dessa vez com o Sport, lanterna da competição.
Segundo o comandante, há um desgaste acentuado: “Neste momento, o mais importante é aproveitar a pausa para recuperar bem o elenco, para que todos estejam frescos para o próximo jogo… A equipe do Cruzeiro está extremamente cansada”.
Devido à data Fifa, a Raposa volta a campo apenas em 15 de outubro (quarta-feira), quando visita o Atlético na Arena MRV, às 21h30, pela 28ª rodada do Brasileiro.
Chances de título do Brasileiro
Ao fim da 27ª rodada, o Palmeiras figura no topo, com 55 pontos e dois jogos a menos que os demais times. O Flamengo, que deve um compromisso, acumula a mesma quantidade de pontos, mas aparece em segundo devido ao número de vitórias inferior (17 a 16 para o Verdão). O Cruzeiro segue em terceiro lugar, agora com 52 pontos.
- Leia também: Técnico do Cruzeiro explica papel da comissão em conflito sobre investimento: ‘Esperança’
- Palmeiras – 60.6%
- Flamengo – 31.5%
- Cruzeiro – 7.4%
- Bahia – 0.26%
- Mirassol – 0.16%
- Botafogo – 0.035%
- Fluminense – 0.033%
- São Paulo – 0.001%