CRUZEIRO

Xodó da torcida do Cruzeiro, Edu diz por que desistiu de pausa na carreira

Edu voltará a jogar 2026, após pausa de seis meses na carreira; atacante viveu o auge da carreira por Cruzeiro e Brusque, no início da década

Compartilhe
google-news-logo

Artilheiro do Cruzeiro na temporada de 2022 e grande destaque na campanha do título da Série B, o atacante Edu voltará a jogar profissionalmente em 2026, após pausa de seis meses na carreira.

O centroavante de 32 anos deixou o Cuiabá em julho, quando anunciou que pararia de jogar para cuidar do corpo e da mente. Agora, Edu se prepara para voltar aos gramados pelo Rio Branco, do Espírito Santo. Em entrevista ao No Ataque, ele falou dessa decisão.

“De tudo que eu falei, não retiro uma palavra. O corpo dói muito, mas eu recebi um convite mais do que especial do Rio Branco. Vou embarcar neste desafio junto com eles. Espero que seja um desafio de sucesso”

Edu, ex-atacante do Cruzeiro

A entrevista ocorreu na na última quinta-feira (2/10), na entrada do Maracanã, no Rio de Janeiro. Carioca ‘da gema’, Edu foi ao estádio assistir a Flamengo x Cruzeiro no meio do setor onde estava a torcida celeste. A partida da 26ª rodada da Série A terminou empatada em 0 a 0.

Calendário do Rio Branco em 2026

Nova equipe de Edu, o Rio Branco deverá disputar o Campeonato Capixaba, a Copa Centro-Oeste, a Copa do Brasil e a Série D em 2026.

Edu viveu o auge da carreira no Cruzeiro

As melhores temporadas da carreira de Edu ocorreram no início da atual década. Em 2021, o atacante fez 33 jogos, marcou 17 gols e deu uma assistência pelo Brusque. Nesse ano, ele foi o artilheiro da Série B.

Na temporada de 2022, Edu teve o maior desafio da carreira: ajudar o Cruzeiro a retomar o caminho das vitórias e conseguir o acesso à elite do Campeonato Brasileirão. E o camisa 9 cumpriu o desafio.

Edu foi o artilheiro do Cruzeiro naquele ano, com 22 gols em 48 jogos. O atacante ainda contribuiu com quatro assistências. Ele viu esse período goleador ser coroado com o acesso à Série A e o título da Segunda Divisão.

A carreira de Edu após a saída do Cruzeiro

Depois do Cruzeiro, Edu defendeu, em ordem: Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos; Coritiba; Cerro Porteño, do Paraguai; Goiás; e Cuiabá.

Em 2025, fez 21 jogos, marcou três gols e deu três assistências. O atacante passou pelo Goiás e pelo Cuiabá nos primeiros meses da temporada.

O que disse Edu quando anunciou pausa na carreira

No fim de julho, Edu rescindiu antecipadamente seu contrato com o Cuiabá e anunciou uma pausa: “Hoje comunico que estou interrompendo a minha carreira e retornando pra minha cidade. Sinto que preciso descansar meu corpo, cuidar da minha mente e da minha família.”

“Sou grato por todos os momentos, de todo o meu coração. Vou cuidar de mim e, em breve, retorno para o meu último desafio. Obrigado a todos que se preocuparam, obrigado a todos que me ajudaram a chegar até aqui e perdão aos que, de certa forma, falhei.”

“Saio de cabeça erguida, assim como iniciei. Quando o corpo cansa, e a mente sangra, eu não posso fugir dos princípios que me trouxeram até aqui! Decisão difícil, porém necessária!”, ressaltou.

Compartilhe
google-news-logo