Para reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visita o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (15/10), às 21h30, pela 28ª rodada do torneio nacional. Resultado positivo pode fazer a Raposa voltar a encostar no topo da competição nacional. Veja, a seguir, os cenários que envolvem os celestes.
O Cruzeiro ocupa a terceira colocação na tabela de classificação, com 52 pontos, 15 vitórias, sete empates e cinco derrotas. A Raposa não mudará de posição ao fim da rodada, mas pode diminuir a distância para os primeiros colocados. O Palmeiras lidera com 58 pontos, enquanto o Flamengo ocupa a segunda posição, com 55.
Vitória do Cruzeiro
Se vencer, o Cruzeiro chega aos 55 pontos e permanece em terceiro. Empata com o Flamengo em número de pontos caso a equipe carioca não pontue diante do Botafogo, também nesta quarta-feira, às 19h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A distância entre Raposa e Palmeiras encurta se o clube paulista não vencer o Bragantino, às 19h de quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo.
Empate e derrota do Cruzeiro
Com o empate, o Cruzeiro soma 53 pontos. A derrota faz com que os celestes permaneçam na mesma. Ambos os resultados são desfavoráveis ao clube estrelado na corrida pelas primeiras posições. Isso porque o Mirassol, em quarto lugar, com 46 pontos, pode encurtar a distância se vencer o Internacional quarta-feira, às 20h, no Campos Maia, na cidade homônima.
Tabela de classificação do Brasileiro
Jogos que interessam ao Cruzeiro na 28ª rodada
- Palmeiras x Bragantino – 15/10 – 19h – Allianz Parque, em São Paulo
- Botafogo x Flamengo – 15/10 – 19h30 – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
- Mirassol x Internacional – 15/10 – 20h – Campos Maia, em Mirassol
Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro não vence há três partidas. Vem de derrota por 2 a 0 para o Vasco, pela 25ª rodada, empate sem gols com o Flamengo, pela 26ª rodada, e igualdade por 1 a 1 com o Sport, pela 27ª rodada.
Os recorrentes tropeços fizeram as chances de título da Raposa despencarem. Segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem apenas 5,4% de chances de levantar a taça, contra 69% do Palmeiras e 25,1% do Flamengo.
Por outro lado, o clube estrelado já está virtualmente classificado para a Copa Libertadores de 2026 – 99,62% de probabilidades. Conforme relatado pelo técnico Leonardo Jardim em diversas oportunidades, o principal objetivo do Cruzeiro é voltar a disputar o torneio continental.
Cruzeiro x Atlético
No ano, Cruzeiro e Atlético se enfrentaram de forma oficial quatro vezes. Pela fase de grupos do Campeonato Mineiro, vitória do Galo por 2 a 0. No primeiro turno do Brasileiro, empate sem gols. Depois, pelas quartas de final da Copa do Brasil, dois triunfos do Cruzeiro, ambos por 2 a 0.