Leonardo Jardim não precisou de muitos clássicos à frente da comissão técnica do Cruzeiro para entender a rivalidade. As provocações, carro-chefe do embate, ganharam colaboração do comandante celeste. De forma sutil, o treinador cutucou o Atlético durante entrevista coletiva que sucedeu o empate por 1 a 1, nessa quarta-feira (15/10). Galo e Raposa se enfrentaram na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em cerca de noves meses representando o Cruzeiro, Leonardo Jardim enfrentou o Atlético quatro vezes. São dois empates (0 a 0 e 1 a 1, pela Série A) e duas vitórias celestes (ambas por 2 a 0, pelas quartas de final da Copa do Brasil). O treinador utilizou o retrospecto à frente do clube estrelado para cutucar.
“O adversário, nos jogos nacionais, não ganhou nenhuma vez. Por isso, tinha, hoje (quarta-feira), a sua última chance, no seu estádio, perante aos seus adeptos, de ganhar um jogo do Cruzeiro. Moralmente, a história é assim”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Atlético x Cruzeiro em 2025
Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em 2025, considerando amistoso e jogos oficiais, seis vezes. Foram três no Mineirão, duas na Arena MRV e uma no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos.
No primeiro clássico, Fernando Diniz comandava o Cruzeiro. Ele deixou o cargo em 27 de janeiro. No segundo, marcado por triunfo alvinegro, Wesley Carvalho, auxiliar fixo da Raposa, ocupava a cadeira de treinador.
- 18/1: Atlético 0 x 0 Cruzeiro – amistoso pela FC Series, no Inter&Co Stadium, em Orlando
- 9/2: Cruzeiro 0 x 2 Atlético – 7ª rodada do Campeonato Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte
- 18/5: Cruzeiro 0 x 0 Atlético – 9ª rodada do Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte
- 27/8: Atlético 0 x 2 Cruzeiro – ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena MRV, em Belo Horizonte
- 11/9: Cruzeiro 2 x 0 Atlético – volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão, em Belo Horizonte
- 15/10: Atlético 0 x 0 Cruzeiro – 28ª rodada do Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte
Cruzeiro no Brasileiro
Com a missão de jogar a Copa Libertadores em 2026, o Cruzeiro aparece em terceiro lugar na tabela de classificação do Brasileiro, com 53 pontos.
A 28ª rodada não fez bem à Raposa, que viu a distância para Palmeiras (61 pontos) e Flamengo (58), líder e více-líder, respectivamente, aumentar, ao mesmo tempo em que testemunhou a vantagem para o Mirassol (49), quarto colocado, cair.
O próximo embate dos celestes é neste sábado (18/10), às 21h, contra o Fortaleza, no Mineirão, pela 29ª rodada do Brasileiro. O Leão do Pici, que não tem dado esperanças à torcida de que vai superar o momento de turbulência, ocupa a 18ª posição, com apenas 24 pontos.