Em breve comentário na madrugada de quinta-feira (15/10), o técnico Leonardo Jardim reagiu à lista do jornal inglês The Guardian, que colocou o lateral-esquerdo Kauã Prates como uma das 60 maiores promessas do futebol mundial.
“Temos uma das maiores promessas do futebol mundial, que é o Prates”, disse Jardim na entrevista coletiva após o empate da Raposa por 1 a 1 com o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O ala de 17 anos será titular do Cruzeiro na partida diante do Fortaleza, neste sábado (18/10), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Kauã Prates será titular em Cruzeiro x Fortaleza
Prates é o reserva imediato de Kaiki. Como o titular da posição está suspenso, o jovem lateral-esquerdo iniciará o confronto. Ele já fez alguns jogos desde o início em 2025, ano em que estreou profissionalmente.
Veja aqui a lista do The Guardian com Kauã Prates e outras 59 promessas
Jardim já havia dito que Kauã Prates é uma promessa em nível mundial
Essa não foi a primeira vez em que Jardim exaltou Prates. O técnico afirmou que se fosse dirigente de um clube europeu, compraria o jovem antes mesmo de ele atingir a maioridade.
Em julho, Jardim afirmou: “O Kauã é um projeto que temos há quatro meses, quando emprestamos o Marlon ao Grêmio. É um menino que está a crescer dentro do nosso elenco. Não tenho dúvidas nenhuma de que, se com 16 anos já faz isso, com 20 vai fazer muito melhor.”
“Eu, se estivesse no Monaco, não deixava chegar aos 18 anos para comprá-lo para o futebol europeu, porque acho que vai ter uma carreira de sucesso”, disse o técnico do Cruzeiro, que é ídolo da equipe francesa mencionada.
Números de Kauã Prates pelo Cruzeiro
Kauã participou de oito jogos oficiais do Cruzeiro em 2025. Ele entrou em campo em quatro vezes pela Série A, três pela Copa Sul-Americana e uma pela Copa do Brasil.
A média de Prates é de 54,5 minutos por partida jogada. O ala foi titular em cinco dos oito compromissos em que foi acionado. A última atuação de Kauã foi na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, em 15 de setembro, na Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada.