Não foi bonito, e nem fácil, mas o Cruzeiro fez o que era preciso neste sábado (18/10) e selou as pazes com a torcida. Com gol do meio-campista Christian, a Raposa bateu o Fortaleza por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador balançou a rede aos 21 minutos do primeiro tempo, em lance que mostrou a desenvoltura do ponta Keny Arroyo no lado esquerdo. A vantagem poderia ter sido maior se a equipe não tivesse desperdiçado outras chances.
Mesmo sendo um time da parte debaixo da tabela, o Fortaleza pressionou e ficou perto de empatar o placar em algumas oportunidades. A Raposa usou formação mista na partida, em que o técnico Leonardo Jardim supriu a ausência de alguns titulares com oportunidade para jogadores jovens.
Foram titulares o lateral-direito Kauã Moraes, de 18 anos; o lateral-esquerdo Kauã Prates, de 17; e o atacante Keny Arroyo, de 19.
Tabela do Campeonato Brasileiro
Com o resultado, o Cruzeiro foi aos 56 pontos. A Raposa está na terceira posição, atrás do líder Palmeiras (61) e do segundo colocado Flamengo (58). Os dois times têm dois jogos a menos que os mineiros (29 a 27).
Já o Fortaleza segue em 18º lugar, com 24 pontos – sete a menos que o Santos, 16º colocado e primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Christian coloca Cruzeiro à frente no primeiro tempo
O Cruzeiro saiu à frente com gol de Christian, aos 21 minutos. Após troca de passes com o meia Matheus Pereira, o atacante Keny Arroyo encontrou o camisa 88 praticamente na marca do pênalti, bem posicionado pronto para finalizar no fundo da rede: 1 a 0.
A Raposa poderia ter feito mais um gol, ainda no comecinho do jogo, mas o centroavante Gabigol perdeu chance quase em cima da linha. Ele recebeu passe de Christian quando estava sozinho, mas a bola caiu em sua perna direita, com a qual tem dificuldades para finalizar.
O jogo foi aberto no primeiro tempo, com chances dos dois lados. A Raposa foi pressionada e poderia ter levado o empate se não fosse a atuação segura do goleiro Léo Aragão.
Quem produziu bastante jogadas perigosas foi o ponta Keny Arroyo, que dominou as ações do lado esquerdo do campo. O Fortaleza precisou fazer várias faltas para parar o jogador.
Cruzeiro segura a vitória mesmo com pressão no segundo tempo
O Cruzeiro teve dificuldades para segurar a vitória no segundo tempo. A equipe viu o Fortaleza ir para cima e manter a pressão.
Léo Aragão não teve vida fácil e foi exigido em várias oportunidades. O atacante Marinho, que entrou no fim do jogo, teve várias chances nos minutos decisivos.
Lucas Sasha e Breno Lopes também levaram perigo no ataque. O Fortaleza fez blitz na área do Cruzeiro até nos acréscimos finais.
CRUZEIRO 1 X 0 FORTALEZA
Cruzeiro
Léo Aragão; Kauã Moraes (William, aos 18’/2ºT), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kauã Prates; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo, aos 17’/2ºT) e Matheus Pereira (Yannick Bolasie, aos 38’/2ºT); Christian (Walace, aos 35’/2ºT), Gabigol e Keny Arroyo (Wanderson, aos 27’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.
Fortaleza
Brenno, Eros Mancuso, Emanuel Brítez, Lucas Gazal e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa, aos 36’/2ºT); Rodrigo Santos (Moisés, aos 18’/2ºT), Lucas Sasha, Tomás Pochettino (Marinho, aos 35’/2ºT) e José Herrera (Pierre, aos 18’/2ºT); Breno Lopes e Juan Martín Lucero (Kayke Queiroz, aos 28’/2ºT). Técnico: Martín Palermo
- Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte
- Data: 18 de outubro de 2025
- Gols: Christian, aos 21’/2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Lucas Villalba (Cruzeiro); Lucas Gazal, Juan Martín Lucero, Rodrigo Santos, Eros Mancuso e Tomás Pochettino (Fortaleza)
- Público: 40.410 torcedores
- Renda: R$ 1.441.775,00
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Michael Stanislau (RS)
- VAR: Wagner Reway (SC)