FUTEBOL NACIONAL

Ídolo do Cruzeiro, Fábio, do Fluminense, ganha homenagem por recorde mundial

Fábio, ídolo do Cruzeiro, recebeu presente especial da CBF por recorde mundial de atleta com mais jogos na história

Compartilhe
google-news-logo

Ídolo do Cruzeiro, o goleiro Fábio recebeu homenagem especial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (20/10), antes da partida entre Vasco e Fluminense, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A CBF deu ao icônico arqueiro um troféu em formato de luva devido ao recorde mundial completado por ele na vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o América de Cali, no dia 19 de agosto, pela volta das oitavas de final da Copa SUl-Americana, no Maracanã. Nessa data, ele se tornou o atleta de futebol mundial com mais jogos na história: 1.391, no total.

A ideia da homenagem da entidade veio ainda da infância de Fábio, quando jogava futsal em Nobres, município do estado do Mato Grosso. Ele se preparava para jogar uma final quando Neko, seu primeiro técnico, sugeriu a ele que pedisse ao pai um troféu para ser dado ao campeão.

José Romão, pai do ídolo do Cruzeiro, rapidamente providenciou uma taça. Ao recebê-la, Neko percebeu que a placa com as letras do torneio que era disputada estava mal fixada. Ao virá-la, viu que nela estava inscrito o nome de competição vencida pelo pai de Fábio no ano anterior. O time do goleiro ganhou a final e o troféu outrora levantado por José fora levantado pelo filho.

A luva recebida por Fábio tem o dedo indicador apontado para o céu, ato que é marca registrada do atleta de 45 anos, que sempre reafirma sua devoção cristã com a frase “A Deus toda glória”.

“Na base do troféu, o lado da frente da placa, afixada com um ímã, traz a recordação pelos 1.391 jogos de Fábio, marca alcançada em 19 de agosto deste ano. E do lado de trás, a reprodução do troféu que foi de José Romão, com os dizeres: “Ao vice-campeão 1ª Divisão Nobres”, de 15 de março de 1991, pela Liga Esportiva Nobrense”, afirma a entidade.

Presidente da CBF, Samir Xaud entregou o presente ao goleiro do Fluminense e disse: “Hoje celebramos mais do que um recorde. Celebramos uma trajetória de fé, disciplina e amor ao futebol. A história desta taça diz muito sobre quem é o Fábio: um profissional que transformou superação em legado e que inspira gerações. Em nome da CBF, nosso muito obrigado e a certeza de que o futebol brasileiro se orgulha de cada um dos seus 1.391 jogos”.

Fábio no Cruzeiro

Fábio é o recordista de jogos na história do Cruzeiro, com 976 atuações. Em sua vitoriosa passagem pelo clube mineiro, ele conquistou títulos importantes, como o bicampeonato brasileiro (2013 e 2014), o tricampeonato da Copa do Brasil (2000, 2017 e 2018) e o heptacampeonato mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).

Em 2022, o Cruzeiro, sob a administração de Ronaldo Nazário, preferiu romper o contrato de Fábio e ir ao mercado contratar outro goleiro – no caso, o ex-santista Rafael Cabral. Fábio, então, transferiu-se para o Fluminense e rapidamente se tornou ídolo do clube. Ele foi peça fundamental na inédita conquista da Copa Libertadores em 2023.

No dia 19 de agosto

Compartilhe
google-news-logo