Vice-presidente do Cruzeiro, Pedro Junio revelou nessa sexta-feira (24/10) detalhes dos investimentos que foram feitos pela atual diretoria na Toca da Raposa 2.
O principal centro de treinamento do clube celeste foi inaugurado em 2002 e fica localizado no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte.
A construção fica próxima à Toca 1, o primeiro CT do clube, hoje responsável por acomodar as categorias base e o time feminino.
Cruzeiro investiu em saúde e performance
Segundo Pedro Junio, o departamento médico foi a área que recebeu mais investimento na Toca 2. As mudanças no setor começaram quando a família do dirigente comprou o clube.
O Cruzeiro se tornou Sociedade Anônima de Futebol em 2021. De dezembro daquele ano até abril de 2024, o ex-centroavante Ronaldo Nazário foi o dono e gestor da Raposa.
Posteriormente, o Fenômeno vendeu o seu percentual de ações para o empresário Pedro Lourenço, pai de Pedro Junio. A família, que também gerencia a rede Supermercados BH, adquiriu 90% do Cruzeiro. Os 10% restantes pertencem à associação.
“Quando assumimos a SAF, percebemos um deficiência grande no espaço de performance e saúde. Academia, fisioterapia, fisiologia… Era o próximo passo que o Ronaldo ia investir.”
“A gente identificou (isso) porque entendemos que (o ideal) não é só trazer grandes jogadores, é deixar para eles uma estrutura. Uma estrutura de recuperação, de ganho de força, de fisiologia de alta performance.”
Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro
“Entregamos tudo de mais moderno que há na América do Sul”
A Raposa disputou o Campeonato Mineiro (semifinalista) e a Copa Sul-Americana (fase de grupos) no primeiro semestre de 2025. O time ainda está vivo no Campeonato Brasileiro, com 56 pontos na terceira posição; e na Copa Brasil, torneio em que enfrentará o Corinthians na semifinal.
Com a necessidade de entregar a melhor recuperação possível, para ter os atletas sempre à disposição para o alto número de jogos, o Cruzeiro foi obrigado a investir em equipamentos.
“Nós investimos muito em equipamentos modernos. Investimentos muito em estrutura para proporcionar a esses atletas o melhor rendimento. Automaticamente, o rendimento é visível no campo. A gente entrega tudo que tem de mais moderno no futebol brasileiro e sul-americano, para os atletas desenvolverem o melhor trabalho que possam fazer no campo.”
“Temos uma equipe interna que é fantástica. Nossos departamento médico, de fisiologia e de fisioterapia tem profissionais de alto nível. Investimos porque isso nos dá respaldo e confiança. Isso tudo agrega no resultado final, que é o campo e o dia a dia.”
Toca da Raposa 1 ganhará melhorias
Além das áreas ligadas à saúde, o Cruzeiro investiu em reformas em salas administrativas e de imprensa, nos gramados e na fachada da Toca 2. Pedro Junio afirma que o primeiro CT também será melhorado num futuro próximo.