A configuração do sistema defensivo do Cruzeiro sofrerá alterações diante do Vitória, neste sábado (1/11), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Técnico da Raposa, Leonardo Jardim não terá Fabrício Bruno nem Lucas Villalba, os zagueiros titulares, e deve apostar em dupla inédita desde que assinou com a Raposa, em fevereiro deste ano.
Fabrício Bruno e Villalba pagarão a conta pela atuação no empate sem gols com o Palmeiras, nesse domingo (26/10), e cumprirão suspensão diante do Vitória. O primeiro foi expulso ao receber o segundo amarelo aos 27 minutos do segundo tempo – parou contra-ataque puxado pelo meio-campista Allan. Já o defensor argentino levou o terceiro amarelo ainda na etapa inicial, quando empurrou o atacante Vitor Roque.
Quais as opções de Jardim?
Sem os titulares à disposição, Jardim tem como opções Mateo Gamarra, Jonathan Jesus e João Marcelo. Quem também pode aparecer entre os relacionados é o jovem Bruno Alves, de 20 anos, que defende a equipe sub-20.
Emprestado pelo Athletico-PR até o fim da temporada, Gamarra não conquistou a confiança de Jardim. Apesar de ter tido condições físicas durante toda a temporada, o zagueiro paraguaio atuou em apenas sete oportunidades. Ele não entra em campo desde o empate sem gols com o Unión, da Argentina, em 28 de maio, pela sexta rodada da Copa Sul-Americana, no Mineirão.
Jonathan Jesus é, atualmente, a terceira opção para o setor. Quando os titulares não estão aptos, o técnico cruzeirense aciona o jovem de 22 anos – cobriu um ou outro, por exemplo, em quatro dos últimos cinco jogos da Raposa. Nesta temporada, o defensor acumula 27 jogos com a camisa estrelada.
O contexto que envolve João Marcelo é um pouco diferente. O zagueiro se lesionou em fevereiro e ficou fora da rotina integral do clube por cerca de sete meses. Ele voltou a atuar em 27 de setembro, na derrota por 2 a 0 para o Vasco, pela 25ª rodada da Série A. Depois, substituiu Jonathan Jesus no empate por 1 a 1 com o Sport, pela 27ª rodada. No início do ano, o atleta de 25 anos havia feito duas partidas pela Raposa.
Pelo histórico de movimentações do comandante celeste, é possível imaginar a composição da zaga com João Marcelo e Jonathan Jesus. Ambos já tiveram momentos como titulares do Cruzeiro e formarão dupla sob o comando de Jardim pela primeira vez.
Cruzeiro tem mais desfalques?
O Cruzeiro tem outros desfalques, mas por ordem médica. O atacante Marquinhos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treino da Raposa e só voltará a jogar em 2026. O lateral-direito Fagner segue em tratamento de fratura na fíbula da perna direita. O volante Matheus Henrique se recupera de fratura em duas costelas. Por fim, o zagueiro Janderson trata lesão multiligamentar no joelho esquerdo.
Wanderson se queixou de dores no empate sem gols com o Palmeiras após forte entrada do zagueiro Gustavo Gómez e deixou o Allianz Parque, em São Paulo, ainda aos 12 minutos do primeiro tempo. O atacante será reavaliado nas próximas horas.
Assim, devem representar o Cruzeiro diante do Vitória: Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge.
Seguem pendurados para a sequência do Brasileiro o meio-campista Matheus Pereira, os volantes Matheus Henrique e Walace, além do atacante Wanderson.
Cruzeiro e Vitória no Brasileiro
O Cruzeiro, em terceiro lugar na tabela de classificação, com 57 pontos, ainda tem chance de conquistar o título da Série A – 2,9% de chance, segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até o fim da competição, a Raposa pretende confirmar vaga na Copa Libertadores de 2026 – a probabilidade de voltar à competição continental no próximo ano é de 99,89%.
A briga do Vitória é completamente diferente. O time comandado por Jair Ventura encara o desespero e abre a zona de rebaixamento, com 31 pontos, um a menos que o Santos, primeira equipe fora do Z4. Também de acordo com a UFMG, o Leão é um dos quatro favoritos ao descenso – 57,9%.