Wanderson não mais vestirá a camisa do Cruzeiro na atual temporada. Segundo Sérgio Campolina, médico do clube, a expectativa é que o atacante, que agora lida com lesão muscular na posterior da coxa esquerda, “não esteja disponível para a participação nas partidas dos próximos meses“. Nesse cenário, quem o técnico Leonardo Jardim deve utilizar para substituir o camisa 94?
Pelas movimentações recentes do comandante português, a tendência é que Keny Arroyo ganhe sequência como titular. O jovem atleta de 19 anos assinou com o Cruzeiro em setembro – Jardim havia solicitado a contratação de pontas. O equatoriano, driblador e velocista, tinha como preferência atuar pela ala direita, entretanto, tem se mostrado promissor no lado oposto do gramado.
Arroyo estreou pelo Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, em 15 de setembro, quando substituiu Christian na ala direita. Na segunda aparição, a derrota por 2 a 0 para o Vasco, o atacante atuou pela esquerda. Em sequência, nos empates por 1 a 1 contra Sport (titular) e Atlético, novamente ocupou espaço na faixa direita do campo.
Na vitória da Raposa por 1 a 0 diante do Fortaleza, Arroyo ganhou a segunda oportunidade como titular. Na ala esquerda, o jovem deu assistência para Christian e agradou à torcida. Pela atuação, havia a expectativa de que o atacante pudesse novamente aparecer entre os 11 iniciais contra o Palmeiras.
Não foi o que aconteceu, já que Jardim optou por Wanderson. Entretanto, a forte entrada do zagueiro Gustavo Gómez custou a permanência do 94 no empate sem gols, e o equatoriano entrou em campo aos 15 minutos. Mais uma vez, correspondeu – e parou no goleiro Carlos Miguel em duas oportunidades.
Quais as outras opções?
Contratado justamente para disputar posição com Wanderson, Luis Sinisterra é uma das opções de Jardim. O atacante colombiano, no entanto, voltou de lesão muscular recentemente e ainda trabalha para atingir a plenitude da forma física. Ele soma cinco partidas e um gol pelo Cruzeiro.
Gabigol tem sido mais utilizado como segundo atacante ou centroavante, mas também pode ocupar espaço na ponta direita. Outro que disputa posição é Yannick Bolasie, aposta de Jardim nos minutos finais das partidas. Unanimidade na equipe sub-20, o jovem Kaique Kenji de 19 anos atuou seis vezes no time principal em 2025 – a base está de férias e retorna em novembro.
O atacante Marquinhos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo – associado a lesão meniscal – durante treinamento na Toca da Raposa 2 e, assim como Wanderson, só volta a atuar em 2026.
Qual a lesão de Wanderson?
Wanderson se lesionou após forte entrada do zagueiro Gustavo Gómez durante o empate sem gols com o Palmeiras, nesse domingo (26/10), pela 30ª rodada do Brasileiro.
O lance em questão ocorreu ainda aos 10 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, Wanderson avançava com a bola no campo ofensivo quando foi parado por Gómez por meio de um carrinho. O zagueiro palmeirense acertou a bola e, em seguida, carimbou com a sola da chuteira a canela direita do atacante cruzeirense, que precisou deixar a partida.
“No momento em que Wanderson sofreu o trauma direto na perna direita, ele realiza um movimento de brusca desaceleração, que resulta na grave lesão dos músculos posteriores da coxa esquerda. O prognóstico é que a recuperação seja estendida e que o atleta não esteja disponível para a participação nas partidas dos próximos meses”, disse o médico Sérgio Campolina.
Wanderson já iniciou o tratamento conservador – sem a necessidade de intervenção cirúrgica – nas dependências do clube.
Quando o Cruzeiro volta a campo?
O Cruzeiro volta a campo neste sábado (1/11), quando recebe o Vitória no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 16h, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.