CRUZEIRO

Dupla de zaga do Cruzeiro segue indefinida, e defensor avisa: ‘Estou preparado’

Cruzeiro se prepara para embate com Vitória, neste sábado (1/11), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim tem uma questão a solucionar até o jogo contra o Vitória: definir a dupla de zaga. Sem os titulares, o comandante celeste trabalha com três possibilidades. João Marcelo, cotado para ser titular, garantiu que está preparado para os 90 minutos. A Raposa entra em campo neste sábado (1/11), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O empate sem gols com o Palmeiras, nesse domingo (26/10), no Allianz Parque, em São Paulo, custou caro à dupla titular do Cruzeiro. Fabrício Bruno foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo já no segundo tempo. Ainda na etapa inicial, Lucas Villalba havia levado o terceiro – e terá de cumprir suspensão automática. Agora, Jonathan Jesus, João Marcelo e Mateo Gamarra brigam por duas vagas no sistema defensivo.

“Estou muito ansioso para esse momento, mas tem outras concorrências no grupo, tem o Gamarra, tem o Jonathan. Não é certo que eu vá jogar, mas estou 100%, estou preparado. Se tiver que entrar em campo, vou dar meu máximo pelo Cruzeiro, como sempre”

João Marcelo, zagueiro do Cruzeiro

O defensor detalhou que Leonardo Jardim ainda não deu indícios de quem vai ocupar o setor. Em contrapartida, demonstrou confiança no grupo: “Qualquer um que entrar vai dar o máximo pelo Cruzeiro, como tem sido sempre. Quem entrar, vai dar conta do recado”.

Quais devem ser os titulares do Cruzeiro?

Pelo histórico de movimentações do comandante celeste, é possível imaginar a composição da zaga com João Marcelo e Jonathan Jesus. Ambos já tiveram momentos como titulares do Cruzeiro. Caso sejam escolhidos, formarão dupla sob o comando de Leonardo Jardim pela primeira vez.

Jonathan Jesus é, atualmente, a terceira opção para o setor. Quando os titulares não estão aptos, o técnico cruzeirense aciona o jovem de 22 anos – cobriu um ou outro, por exemplo, em quatro dos últimos cinco jogos da Raposa. Nesta temporada, o defensor acumula 27 jogos com a camisa estrelada.

O contexto que envolve João Marcelo é um pouco diferente. O zagueiro se lesionou em fevereiro e ficou fora da rotina integral do clube por cerca de sete meses. Ele voltou a atuar em 27 de setembro, na derrota por 2 a 0 para o Vasco, pela 25ª rodada da Série A. Depois, substituiu Jonathan Jesus no empate por 1 a 1 com o Sport, pela 27ª rodada. No início do ano, o atleta de 25 anos havia feito duas partidas pela Raposa.

João Marcelo disse ser flexível em relação à faixa do gramado que pode ocupar: “Não (tenho receio de jogar pelo lado esquerdo), a maioria eu fui pro lado esquerdo, depois atuei bastante tempo no direito. Então em qualquer um que precisar eu estou apto para fazer”.

Emprestado pelo Athletico-PR até o fim da temporada, Gamarra não conquistou a confiança de Leonardo Jardim. Apesar de ter tido condições físicas durante toda a temporada, o zagueiro paraguaio atuou em apenas sete oportunidades. Ele não entra em campo desde o empate sem gols com o Unión, da Argentina, em 28 de maio, pela sexta rodada da Copa Sul-Americana, no Mineirão.

Cruzeiro x Vitória no Brasileiro

O Cruzeiro, em terceiro lugar na tabela de classificação, com 57 pontos, ainda tem chance de conquistar o título da Série A – 2,9%, segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até o fim da competição, a Raposa pretende confirmar vaga na Copa Libertadores de 2026 – a probabilidade de voltar à competição continental no próximo ano é de 99,89%.

A briga do Vitória é completamente diferente. O time encara o desespero e abre a zona de rebaixamento, com 31 pontos, um a menos que o Santos, primeira equipe fora do Z4. Também de acordo com a UFMG, o Leão é um dos quatro favoritos ao descenso – 57,9%.

Compartilhe
google-news-logo