O Cruzeiro enfrentará o Vitória sem a sua dupla de zaga titular. Com isso, o técnico Leonardo Jardim terá que decidir quais dos três zagueiros reservas ocuparão as vagas disponíveis.
A partida diante do Leão será no sábado (01/11), a partir das 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Suspensos, os zagueiro Fabrício Bruno e Lucas Villalba não atuarão. As opções de Jardim para a partida contra o Vitória são Jonathan Jesus, João Marcelo e Mateo Gamarra. Os dois últimos não atuam como titulares há vários meses. Veja abaixo os números de cada um em 2025.
Jonathan Jesus é o substituto imediato
Ao longo de quase toda a temporada, Jonathan tem sido o substituto imediato em caso de qualquer desfalque na zaga. Ele começou o ano como titular, mas perdeu espaço depois, virando a terceira opção fixa.
Jonatan integrou o 11 inicial no Campeonato Mineiro, no início do trabalho de Jardim, e na Copa Sul-Americana, torneio em que o Cruzeiro atuou em cinco dos seis jogos com time reserva.
No Brasileirão, foram 11 atuações, sendo oito como titular. Já na Copa do Brasil, ganhou oportunidade de começar em uma das duas vezes em que atuou.
- Números de Jonathan Jesus em 2025: 27 jogos (22 como titular), um gol e uma assistência
João Marcelo perdeu a titularidade após lesão
O provável companheiro de zaga de Jonathan contra o Vitória é seu velho parceiro João Marcelo. Eles formaram a dupla titular em várias oportunidades antes de o camisa 43 se lesionar em fevereiro.
João Marcelo não integra o 11 inicial do Cruzeiro desde a vitória por 3 a 1 sobre o Uberlândia, em 2/2, no Mineirão, pela quinta rodada do Mineiro. Ele rompeu ligamentos do joelho direito e ficou sem atuar até setembro.
Em seu último jogo como titular, o técnico da equipe ainda era o auxiliar Wesley Carvalho, que comandou o elenco celeste entre a saída de Fernando Diniz, no fim de janeiro, e a chegada de Jardim, no começo de fevereiro.
Por causa dessa lesão, João Marcelo acabou perdendo a chance de competir por vaga entre os titulares. Seu retorno ocorreu em um momento difícil, com Fabrício e Villalba bem estabelecidos. O zagueiro já fez quatro jogos em 2025, sendo dois desde o começo.
Com Jardim, João Marcelo atuou apenas como suplente. Ele entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Vasco (25ª rodada, fora) e no empate por 1 a 1 com o Sport (27ª rodada, em casa).
- Números de João Marcelo em 2025: quatro jogos (dois como titular)
Gamarra não atua há cinco meses
Quem ‘corre por fora’ na disputa pelas vagas diante do Vitória é Gamarra. O paraguaio é visto como a última opção de Jardim na zaga. Ele não atua em jogo oficial desde maio.
Gamarra não entra em campo desde o empate por 0 a 0 com o Unión, da Argentina, em 28/5. A partida da sexta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana foi disputada no Mineirão.
O defensor está no Cruzeiro desde fevereiro, quando foi cedido ao clube pelo Athletico Paranaense. Ele retornará ao Furacão assim que o empréstimo terminar, em dezembro de 2025. Gamarra tem contrato com a equipe rubro-negra até o fim de 2027.
Se somados os números de Cruzeiro (cinco) e Athletico (dois), o zagueiro tem sete jogos oficiais em 2025. Foram três atuações na Sul-Americana, duas no Campeonato Brasileiro e duas no Campeonato Paranaense.
- Números de Gamarra em 2025: sete jogos (quatro como titular)