CRUZEIRO

Cruzeiro: Fagner avança em transição e volta a treinar parcialmente com o time

De forma parcial, Fagner treinou com companheiros de Cruzeiro pela primeira vez desde que fraturou a fíbula; veja mais atualizações

Compartilhe
google-news-logo

Pela primeira vez desde que fraturou a fíbula da perna direita, Fagner treinou com os companheiros de Cruzeiro – de forma parcial, nesta sexta-feira (31/10), véspera do embate com o Vitória, marcado para as 16h deste sábado (1/11), no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação do lateral-direito no campo da Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, indica avanço no processo de transição física.

A presença de Fagner em parte dos trabalhos conjuntos sinaliza que o defensor está próximo de retornar aos gramados. Ele não atua desde 30 de julho, quando sofreu forte entrada do atacante William Pottker no empate sem gols com o CRB, no Mineirão, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e fraturou a fíbula.

Fagner iniciou a etapa de transição física em 23 de setembro, mas precisou de mais tempo do que o previsto, já que ainda lidava com dores no local lesionado. Nos próximos dias, o lateral-direito de 36 anos deve se juntar à rotina integral do elenco e voltar a ser opção para o técnico Leonardo Jardim, que está servido por William e Kauã Moraes na função.

Emprestado pelo Corinthians até o fim do ano, Fagner quer seguir na Raposa e aguarda definição do futuro. O desejo do atleta envolve alguns fatores. Entre eles, a própria satisfação individual, a adaptação da família e o desempenho do filho, Henrique Lemos, na equipe sub-15 do Cruzeiro.

Mais atualizações do Cruzeiro

Yannick Bolasie fez trabalhos físicos – como durante toda a semana – no gramado da Toca da Raposa em decorrência de um incômodo no joelho direito e não está relacionado para o duelo com o Vitória. A dor já havia tirado o atacante do empate sem gols com o Palmeiras, no último domingo (26/10), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 30ª rodada do Brasileiro.

Departamento médico

Ainda no departamento médico, Matheus Henrique correu em campo e trabalhou o físico. O volante trata de forma conservadora fratura em duas costelas do lado esquerdo do tórax. A tendência é que ele reforce o elenco no fim da temporada.

Também estão entregues ao DM os atacantes Marquinhos e Wanderson, ambos com retorno previsto para o próximo ano. O primeiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e lesionou o menisco e passou por cirurgia. O segundo lida com lesão muscular na posterior da coxa esquerda.

Janderson também não é novidade no setor multidisciplinar do Cruzeiro. O jovem zagueiro de 20 anos vivia a transição para a equipe principal quando sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo.

Oportunidade para os jovens

As lesões de Wanderson e Marquinhos ‘abrem portas’ para Rayan Lelis. O jovem de 18 anos reforçou os treinamentos do Cruzeiro ao longo desta semana e deve ser relacionado para o embate com o Vitória. O volante Murilo Rhikman, que já estreou na equipe principal ao longo do ano e é presença frequente nas ativieds, também voltou de férias mais cedo e pode ser opção.

Desfalques certos do Cruzeiro

Por suspensão, Leonardo Jardim perdeu os dois zagueiros titulares. No empate com o Palmeiras, Fabrício Bruno foi expulso ao receber o segundo amarelo aos 27 minutos do segundo tempo. Já Lucas Vilallba levou o terceiro amarelo ainda na etapa inicial, quando empurrou o atacante Vitor Roque. A tendência é que a dupla defensiva seja formada por Jonathan Jesus e João Marcelo.

Cruzeiro x Vitória

O Cruzeiro, em terceiro lugar na tabela de classificação do Brasileiro, com 57 pontos, pretende, na reta final do Brasileiro, confirmar a vaga na Copa Libertadores de 2025. A chance de título ainda existe, mas é remota – 2,9%, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Vitória, por sua vez, briga na parte de baixo da tabela, contra o rebaixamento. O time de Jair Ventura figura em 17º lugar, com 31 pontos, e é, também de acordo com a UFMG, um dos quatro favoritos ao descenso (57,9%).

Compartilhe
google-news-logo