CRUZEIRO

Zagueiro do Cruzeiro não desiste de título, mas é cauteloso ao compartilhar estratégia

Matematicamente, Cruzeiro ainda pode conquistar o título do Campeonato Brasileiro, que tem Palmeiras e Flamengo como favoritos

Compartilhe
google-news-logo

Na terceira posição, o Cruzeiro é um dos postulantes ao título do Campeonato Brasileiro, mas está longe de ser o favorito, posto ocupado pelo líder Palmeiras. Matematicamente, a Raposa pode alcançar o caneco, mas depende, além dos próprios de triunfos, de tropeços dos rivais diretos. Nesse contexto, a estratégia é pensar jogo a jogo e, de forma alguma, perder ‘ponto bobo’, declarou o zagueiro João Marcelo, que não descarta a possibilidade.

“A gente tem que pensar jogo a jogo, não adianta almejar alguma coisa lá na frente. É pensar jogo a jogo, vencer cada partida, pontuar. Não perder ponto bobo, pensar em cada partida. A gente já mostrou que tem elenco e time para isso. Vamos fazer de tudo para pontuar o máximo possível e, no fim, a gente faz as contas e vê”

João Marcelo, zagueiro do Cruzeiro

A situação do Cruzeiro no Brasileiro

O Cruzeiro ocupa a terceira posição na tabela de classificação do Brasileiro, com 57 pontos, 16 vitórias, nove empates e cinco derrotas. Líder, o Palmeiras soma 62, enquanto o Flamengo, vice-líder, coleciona 61 pontos – ambos têm um jogo a menos. Em quarto lugar, está o Mirassol, com 55.

A situação atual do Cruzeiro é guiada por cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com o instituto, a Raposa tem 2,9% de chance de conquistar o título da Série A, contra 54,2% do Palmeiras e 41,4% do Flamengo.

As contas explicam que a equipe que somar 87 pontos tem 100% de chance de conquistar a Série A. Restam ao Cruzeiro oito compromissos no torneio nacional e, portanto, 24 pontos em disputa, o que impossibilita o clube estrelado de alcançar a margem que garante 100% de probabilidade de título..

Em contrapartida, é possível levantar a taça com menos pontos. Se chegar aos 78, por exemplo, a Raposa vê as chances de título entrarem na casa dos 90% – para isso, tem de vencer sete das oito partidas restantes.

Se a taça da Série A parece distante, em contrapartida, a vaga na próxima edição da Copa Libertadores está mais próxima que nunca. A probabilidade de o Cruzeiro voltar à competição continental é de 99,99%, ou seja, está virtualmente classificado.

Jogos do Cruzeiro no Brasileiro

Resta ao Cruzeiro oito jogos na Primeira Divisão. O primeiro da sequência decisiva, que determinará o futuro da equipe, é contra o Vitória, neste sábado (1/11), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

  • 31ª rodada: Cruzeiro x Vitória – 1/11 – 16h – Mineirão, em Belo Horizonte
  • 32ª rodada: Grêmio x Cruzeiro –5/11 – 20h – Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • 33ª rodada: Cruzeiro x Fluminense – 9/11 – 16h – Mineirão, em Belo Horizonte
  • 34ª rodada: Juventude x Cruzeiro – a confirmar
  • 35ª rodada: Cruzeiro x Corinthians – a confirmar
  • 36ª rodada: Ceará x Cruzeiro – a confirmar
  • 37ª rodada: Cruzeiro x Botafogo – a confirmar
  • 38ª rodada: Santos x Cruzeiro – a confirmar

Em dezembro, o Cruzeiro também disputará a semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O primeiro jogo será em 10 de dezembro (uma quarta-feira), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A volta está marcada para o domingo seguinte (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Compartilhe
google-news-logo