CRUZEIRO

Cruzeiro cola no topo do Brasileiro, e Jardim pede foco: ‘Já vi muitas surpresas’

Cruzeiro segue em terceiro lugar na tabela de classificação do Brasileiro, com 60 pontos - dois a menos que o líder Palmeiras

Compartilhe

O desenho do Campeonato Brasileiro está definido? Não para o técnico Leonardo Jardim. O Cruzeiro recebeu o Vitória no Mineirão, em Belo Horizonte, neste sábado (1º/11), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, triunfou por 3 a 1 e colou no topo da tabela. Nesse cenário, o comandante português pediu foco nas partidas que restam, pois ‘o futuro nunca se sabe’ – para o bem ou para o mal da equipe.

O Cruzeiro chegou aos 60 pontos e se manteve em terceiro lugar na tabela de classificação da Série A. O Palmeiras, líder, acumula 62, enquanto o Flamengo, vice-líder, soma 61 – ambas as equipes ainda não jogaram na rodada e devem uma partida. Pelo contexto do campeonato, as estatísticas dão ao Verdão e ao Rubro-Negro o status de favoritos à taça.

Mas a chance da Raposa existe. O resultado diante do Vitória indica que tropeços dos rivais diretos podem ser fatais na corrida pelo caneco. Também proporciona ainda mais conforto ao Cruzeiro na perseguição do principal objetivo da temporada: vaga na Copa Libertadores de 2026. Cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) garantem classificação para a equipe que chegar aos 63 pontos.

De imediato, disse Leonardo Jardim, o interesse do clube estrelado é voltar a jogar a competição continental. Depois, passa a ser a permanência entre os três primeiros. E então, jogo a jogo, objetivos mais grandiosos podem ser perseguidos.

“A meta é preparar a equipe para o próximo jogo, contra o Grêmio. Queremos cumprir o primeiro grande objetivo, que é qualificar a equipe para a Libertadores. Depois disso, se possível continuar no top 3, queremos continuar. Depois, vamos ver o que acontece. O futuro nunca se sabe. Já vi muitas surpresas. Já vi coisas que às vezes acontecem e outras não. Por isso, o importante é focarmos em nós e na equipe para o próximo jogo”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

A fala do comandante, é claro, também diz respeito ao risco de o time perder espaço entre os cinco primeiros – posições que garantem os times na fase de grupos da Libertadores. Hoje, a distância para o Botafogo, sexto colocado, é de 13 pontos. Portanto, o Cruzeiro precisaria passar por uma sequência desastrosa.

Satisfeito com o desempenho contra o Vitória?

Leonardo Jardim dividiu o triunfo sobre o Vitória em dois momentos: se satisfez com os três gols marcados na primeira etapa, marcados pelos atacantes Kaio Jorge (dois) e Arroyo e celebrou a organização da equipe na reta final.

“Gostei dos gols da primeira parte e da organização da segunda. A equipe na primeira parte partiu muito o jogo. Apesar dos gols que fizemos, tivemos muita atração do adversário. Eles criaram algumas situações, o Cássio esteve muito bem. Na segunda parte já controlamos bem o jogo dentro daquilo que é o nosso modelo, conseguimos anular o adversário”, avaliou.

Cruzeiro no Brasileiro

O Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira (5/11), quando visita o Grêmio na Arena, em Porto Alegre, às 20h, pela 32ª rodada da Série A. Se vencer, a Raposa se garante na próxima edição da Libertadores.

Concorrentes pelo título, Palmeiras e Flamengo jogam a 31ª rodada domingo (2/11) e sábado (1º/11), respectivamente. O Verdão visita o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 18h30. O Rubro-Negro recebe o Sport no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h.

Compartilhe
Sair da versão mobile