Logo após o triunfo do Cruzeiro por 3 a 1 sobre o Vitória, neste sábado (1º/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o instituto de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recalculou os índices. A instituição garante, agora, que a Raposa está garantida na próxima edição da Copa Libertadores.
O Cruzeiro chegou aos 60 pontos e se manteve em terceiro lugar na tabela do Brasileiro. A distância para o Vasco, oitavo colocado e primeiro time fora da zona de classificação à Libertadores, é de 18 pontos – o cruz-maltino ainda não entrou em campo pela 31ª rodada da Série A.
O Brasileiro terminará em sete rodadas. São, portanto, 21 pontos em disputa. Matematicamente, o Cruzeiro ainda pode perder espaço para o oitavo colocado, mas precisaria de uma sequência de tropeços, o que ainda não ocorreu nesta edição do Brasileiro.
Justamente pelo cenário (histórico do Cruzeiro e próximos jogos, incluindo confrontos diretos), a UFMG garante que a Raposa não terminará o Brasileiro fora do G7. As cinco primeiras posições da Série A dão espaço direto na fase de grupos da Libertadores, enquanto as duas restantes levam os times a uma etapa qualificatória.
A depender do desfecho da Copa do Brasil, que tem Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Fluminense na disputa, o G7 pode virar G8. Para isso, o campeão precisa estar entre os sete primeiros posicionados da Série A.
Cruzeiro na Libertadores
O Cruzeiro, duas vezes campeão (1976 e 1997), não joga a Libertadores desde 2019, fatídico ano do rebaixamento à Segunda Divisão. Naquela edição, a Raposa caiu nas oitavas de final, para o River Plate, da Argentina. Ao longo da história, o clube estrelado disputou a principal competição continental 17 vezes.
Chances de Libertadores, segundo a UFMG*
- Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro: 100%
- Mirassol: 99,80%
- Bahia: 90,8%
- Fluminense: 71,3%
- Botafogo: 70,8%
- Vasco: 32,3%
- São Paulo: 18,1%
- Corinthians: 7%
- Grêmio: 5,5%
- Atlético: 2,5%
*Números coletados ao fim do embate entre Cruzeiro e Vitória. A 31ª rodada do Brasileiro pode mudar os números, especialmente das equipes fora do G5.