CRUZEIRO

Titular do Cruzeiro alerta Palmeiras e Flamengo sobre título do Brasileiro: ‘Se vacilarem’

Enquanto busca confirmar vaga na Libertadores, Cruzeiro monitora situações de Palmeiras e Flamengo, favoritos ao título do Brasileiro

Compartilhe

Na expectativa por confirmar vaga na Copa Libertadores de 2026, o Cruzeiro se prepara para enfrentar o Grêmio na Arena, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (5/11), às 20h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista exclusiva à Betfair, patrocinadora master do clube mineiro, o lateral-direito William reiterou o objetivo da Raposa e alertou Palmeiras e Flamengo sobre o título do Campeonato Brasileiro.

“A motivação é saber que a gente continua na parte de cima da tabela. Nosso objetivo sempre foi a Libertadores, mas ainda precisamos concretizar isso, então temos que buscar pontuar o máximo possível. Além disso, se os adversários lá de cima vacilarem, a gente segue na briga”

William, lateral-direito do Cruzeiro, em entrevista à Betfair

Situação do Cruzeiro no Brasileiro

Dono de 60 pontos, o Cruzeiro figura em terceiro lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Segundo cálculos do instituto de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Raposa já está garantida na próxima edição da Libertadores.

A distância para o São Paulo, oitavo colocado e primeiro time fora da zona de classificação à Libertadores, é de 16 pontos. O Brasileiro terminará em sete rodadas. São, portanto, 21 pontos em disputa. Matematicamente, o Cruzeiro ainda pode perder espaço para a equipe em oitavo, mas precisaria de uma sequência inédita de tropeços.

Ainda de acordo com a UFMG, o time que chegar aos 63 pontos tem 100% de chance de jogar o principal torneio continental em 2026. Sendo assim, se vencer o Grêmio, o Cruzeiro atingirá o índice.

A briga pelo título tem contornos mais complexos – 2,3% de chance, segundo a UFMG. Líder com 65 pontos, o Palmeiras tem 56,4% de probabilidade de levantar a taça. O Flamengo, vice-líder, com 64 pontos, é o outro favorito, com porcentagem de 41. Ambas as equipes ainda têm um jogo a menos. O Cruzeiro pode alcançá-las, mas precisa flertar com a perfeição, além de torcer por tropeços dos rivais diretos.

Para William, é motivo de orgulho e alegria testemunhar a Raposa disputando no topo do futebol brasileiro: “A motivação vem justamente daí: estar disputando coisas grandes. Desde que cheguei ao Cruzeiro, sempre falei que o clube tem que brigar por grandes objetivos, e este ano está sendo muito bom por isso”.

Villalba é mais cauteloso

Zagueiro do Cruzeiro, o argentino Lucas Villalba é um pouco mais cauteloso quando o assunto é o título da Série A: “É uma briga difícil, porque na frente tem dois times muito fortes, mas seguimos focados no nosso trabalho. Nosso objetivo é classificar para a Libertadores e continuamos nessa disputa com um propósito claro pela frente”.

“A gente tem um objetivo e, a cada jogo, está mais perto de alcançar. Essa partida contra o Grêmio vai ser muito importante. Tomara que a gente consiga controlar o jogo, tomar as melhores decisões dentro de campo e conquistar a vitória”, prosseguiu.

‘O professor reforça a importância da concentração’

Contido, o técnico Leonardo Jardim frequentemente ressalta a importância de dar um passo de cada vez. Conforme relatado por William, o comandante português tem trabalhado com o psicológico do grupo.

“São muitos jogos no ano, às vezes duas partidas por semana, e, por mais que a gente não queira, o cansaço acaba pesando, trazendo um pouco de desatenção. Então o professor reforça muito a importância da concentração, da motivação, do porquê a gente entra em campo, do nosso sonho de criança e do que representamos”, disse.

“Desde que cheguei ao Cruzeiro, sempre tive consciência do tamanho do clube. A gente representa uma torcida imensa e também nossas famílias. O professor cobra muito isso, que estejamos concentrados, motivados e preparados para disputar em alto nível, ganhar os duelos e dar o nosso melhor. Entramos em campo com tudo isso em mente, buscando estar com a cabeça o mais focada possível”, completou o lateral-direito.

Qual o diferencial do Cruzeiro?

O Cruzeiro tem sido um dos destaques do futebol brasileiro neste ano. Para Villalba, a subida de nível é consequência da consistência da equipe: “Acho que a diferença neste ano foi a nossa consistência, jogo a jogo. Conseguimos somar mais pontos e manter um equilíbrio maior em cada partida. Claro que tivemos alguns altos e baixos, mas isso faz parte. No geral, tivemos uma sequência positiva, e isso foi fundamental para nos manter na parte de cima da tabela”.

Na mesma linha, William destaca a competitividade do Brasileiro: “Acho que o principal aprendizado foi sobre resiliência e sobre não vacilar, porque o Brasileiro é muito difícil e qualquer erro faz a gente perder pontos que lá na frente fazem a diferença. Às vezes, um vacilo pode comprometer a temporada inteira. Então, temos procurado aprender com os erros do começo e, agora na reta final, focar para não repeti-los e terminar o campeonato da melhor forma possível”.

Compartilhe
Sair da versão mobile