CRUZEIRO

Escalação do Cruzeiro: Jardim apostará em ataque alternativo contra Juventude

Sem três titulares no setor ofensivo, Cruzeiro visita Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (20/11), às 16h

Compartilhe
google-news-logo

A torcida do Cruzeiro testemunhará ataque alternativo no retorno do Campeonato Brasileiro. Diante do Juventude, Leonardo Jardim, técnico da Raposa, não poderá contar com três titulares do setor. Os clubes se enfrentam nesta quinta-feira (20/11), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No último compromisso da Raposa, o empate sem gols com o Fluminense, o meio-campista Matheus Pereira, o volante Christian – que atua como ponta – e o atacante Keny Arroyo receberam o terceiro cartão amarelo e terão de cumprir suspensão. Quem também está fora pelo mesmo motivo é o volante Walace, considerado reserva.

Para definir os substitutos, a comissão técnica do Cruzeiro optará por atletas que usualmente são opções no banco, mas que também carregam a confiança de Leonardo Jardim.

Quais devem ser os substitutos?

O atacante Luis Sinisterra é uma das alternativas para a ponta direita. O colombiano trabalha para atingir a plenitude do físico e evitar novas lesões – foram duas desde que se transferiu à Raposa. Justamente pela questão física, ele ainda não fez nenhum jogo completo e só entrou em campo na etapa final das partidas.

Gabigol não é ala de ofício – prefere atuar como centroavante ou segundo atacante -, mas aparece como principal nome para ocupar espaço na ponta direita. Ele, inclusive, exerceu tal função diante do Fluminense, quando substituiu Arroyo.

Em outro momento do Brasileiro, o camisa 9 já se transformou em 10 para suprir a ausência de Matheus Pereira. Entretanto, devido à escassez no ataque, a tendência é que Eduardo exerça o papel de criador e lidere o meio-campo do Cruzeiro.

Bolasie segue como opção no banco de reservas – costuma ser acionado nos minutos finais dos embates para segurar a bola e dar fôlego ao setor.

Crias da Toca da Raposa também surgem como alternativas para Leonardo Jardim. Kaique Kenji, de 19 anos, estreou na equipe principal em 2024 e já ganhou chances na temporada atual – seis vezes. Rayan Lelis, de 18, aguarda oportunidade para estrear.

Escassez no ataque?

Leonardo Jardim perdeu opções para o setor na reta final da temporada. Wanderson, titular na ponta esquerda, trata de forma conservadora lesão muscular na posterior da coxa esquerda. Marquinhos, opção no banco, passou por cirurgia no início de setembro para reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e o menisco.

O volante Matheus Henrique, que também já exerceu a função de ponta, é dúvida, mas pode pintar entre os relacionados e contribuir no ataque. Nessa segunda-feira (17/11), ele treinou de forma integral com o grupo pela primeira vez desde que fraturou duas costelas esquerdas.

Qual deve ser a escalação do Cruzeiro?

Nesse cenário, o Cruzeiro pode ser representado por: Cássio; William, Fabrício Bruno (Jonathan Jesus), Lucas Villaba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero e Eduardo; Sinisterra, Gabi e Kaio Jorge.

O nome de Fabrício Bruno aparece entre parênteses, pois o zagueiro defende a Seleção Brasileira nesta quinta-feira (18/11), em amistoso contra a Tunísia, às 16h30 (de Brasília), na Decathlon Arena, na França. A tendência é que ele se reapresente ao Cruzeiro já em Caxias do Sul, onde será avaliado fisicamente.

Compartilhe
google-news-logo