Com missões completamente diferentes, Juventude e Cruzeiro medem forças nesta quinta-feira (20/11), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O embate entre mineiros e gaúchos, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente um postulante ao título – apesar de as chances serem baixas – e um candidato ao rebaixamento.
O Juventude figura em 18º lugar na tabela de classificação da Série A, com 32 pontos – nove vitórias, cinco empates e 19 derrotas. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de a equipe ser rebaixada é de 82,1%. O Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento, soma 36 pontos. Eventual triunfo, portanto, não tira o Juve do Z4, mas alimenta esperanças.
A Raposa, por sua vez, segue na terceira posição, com 64 pontos – 18 vitórias, 10 igualdades e cinco tropeços. Se Flamengo, líder (71 pontos) e Palmeiras, vice (68) escorregarem, a equipe mineira pode beliscar o título. Ainda de acordo com a UFMG, a probabilidade é de 1,4%.
Diante do Juventude, outra meta está em jogo. O Cruzeiro, já classificado à Copa Libertadores de 2026, pretende encerrar a Série A entre os cinco primeiros colocados para avançar diretamente à fase de grupos do torneio continental. Uma vitória diante do clube gaúcho é suficiente, já que o Bahia, sexto colocado, soma 53 pontos.
Juventude x Cruzeiro: prováveis escalações
Escalação do Juventude
Técnico do Juventude, Thiago Carpini não contará com o zagueiro titular Rodrigo Sam. O defensor levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, na última rodada, e terá de cumprir suspensão. Também estão fora de combate o zagueiro Wilker Ángel e o atacante Gilberto – titulares, lidam com lesão muscular na coxa.
A lista de pendurados do Juventude é grande e significa preocupação para a próxima rodada. Acumulam dois cartões amarelos o zagueiro Marcos Paulo, o lateral-direito Ewerthon, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o volante Caique, o meio-campista Nenê, o atacante Giovanny, além do técnico Thiago Carpini.
A escalação do Juventude está condicionada: ou Thiago Carpini mantém o esquema com três zagueiros mesmo tendo dois titulares fora (daria oportunidades a Marcos Paulo e Abner); ou abre mão de um defensor e aciona mais um homem no meio-campo (Mandaca no espaço de Abner).
Nesse cenário, o Juve deve ir a campo com: Jandrei, Abner (Mandaca), Marcos Paulo e Luan Freitas; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari.
Escalação do Cruzeiro
Leonardo Jardim, comandante do Cruzeiro, também lida com desfalques importantes. Ele não tem três titulares do setor ofensivo: o meio-campista Matheus Pereira e os pontas Christian (volante de origem) e Keny Arroyo, suspensos. A tendência é que o trio seja substituído por Eduardo, Gabi e Sinisterra, nessa ordem.
O volante Walace, opção no banco, também está fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Seguem no departamento médico os atacantes Marquinhos (ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e o menisco) e Wanderson (lesão muscular na posterior da coxa esquerda).
O lateral-direito Fagner, em processo de transição física, trata fratura na fíbula da perna direita. O volante Matheus Henrique, por sua vez, surpreendeu no tempo de recuperação – fraturas em duas costelas do lado esquerdo do tórax – e embarcou com a delegação.
O zagueiro Fabrício Bruno, que defendeu a Seleção Brasileira por alguns minutos nos últimos dois amistosos (vitória por 2 a 0 sobre Senegal e empate por 1 a 1 com Tunísia), se juntará à delegação cruzeirense no Sul do país. Lá, será reavaliado. Caso tenha condições de jogo, atua como titular. Jonathan Jesus é o substituto iminente, seguido por João Marcelo.
Em relação à última partida da Raposa (empate sem gols com o Fluminense), a novidade é o retorno do capitão Lucas Silva. O volante havia cumprido suspensão diante do tricolor e está novamente apto.
Atuarão sob alerta em decorrência de dois cartões amarelos o lateral-direito William, o volante Lucas Romero e o atacante Gabi. Leonardo Jardim também integra a lista de pendurados, assim como Wanderson, que não jogará, e Matheus Henrique, dúvida.
Assim, o Cruzeiro deve ser representado por: Cássio; William, Fabrício Bruno (Jonathan Jesus), Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero e Eduardo; Gabi, Sinisterra e Kaio Jorge.