Após um descanso de 11 dias devido à Data Fifa, o Cruzeiro inicia nesta quinta-feira (20/11) a sua sequência final de jogos em 2025. A partir das 16h, o time entra em campo contra o Juventude.
O jogo da 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro será disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.
Situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro
Apesar de a probabilidade ser baixa, o Cruzeiro segue vivo na briga pelo título da competição. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, a Raposa tem 3,5% de chance de levantar a taça.
O time celeste já está classificado à próxima Copa Libertadores e deve terminar com vaga direta na fase de grupos. Essa última meta, porém, ainda não foi alcançada.
A Raposa está na terceira posição, com 64 pontos. Se vencer o Juventude, chegará a 67. O Flamengo permaneceu com 71 ao perder por 2 a 1 para o Fluminense, enquanto o Palmeiras subiu de 68 para 69 com o empate diante do Vitória.
Já o Flu, sexto colocado e primeira equipe fora da zona de classificação à fase de grupos, tem 54 pontos.
Adversário do Cruzeiro briga contra o rebaixamento
O Juventude chega ao confronto com o Cruzeiro na 18ª posição, com 32 pontos. São cinco a menos que o Santos, atual 16º colocado e primeiro time fora do Z4.
Juventude x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir à partida tem o Premiere (pay-per-view) como opção.
Juventude x Cruzeiro: prováveis escalações
Escalação do Juventude
Técnico do Juventude, Thiago Carpini não contará com o zagueiro titular Rodrigo Sam. O defensor levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, na última rodada, e terá de cumprir suspensão. Também estão fora de combate o zagueiro Wilker Ángel e o atacante Gilberto – titulares, lidam com lesão muscular na coxa.
A lista de pendurados do Juventude é grande e significa preocupação para a próxima rodada. Acumulam dois cartões amarelos o zagueiro Marcos Paulo, o lateral-direito Ewerthon, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o volante Caique, o meio-campista Nenê, o atacante Giovanny, além do técnico Thiago Carpini.
A escalação do Juventude está condicionada: ou Thiago Carpini mantém o esquema com três zagueiros mesmo tendo dois titulares fora (daria oportunidades a Marcos Paulo e Abner); ou abre mão de um defensor e aciona mais um homem no meio-campo (Mancada no espaço de Abner).
Nesse cenário, o Juve deve ir a campo com: Jandrei, Abner (Mandaca), Marcos Paulo e Luan Freitas; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari.
Escalação do Cruzeiro
Leonardo Jardim, comandante do Cruzeiro, também lida com desfalques importantes. Ele não tem três titulares do setor ofensivo: o meio-campista Matheus Pereira e os pontas Christian e Keny Arroyo, suspensos. A tendência é que o trio seja substituído por Eduardo, Gabigol e Luis Sinisterra, respectivamente.
O volante Walace, opção no banco, também está fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Seguem no departamento médico os atacantes Marquinhos (ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e o menisco) e Wanderson (lesão no músculo posterior da coxa esquerda).
A baixa de última hora é o meio-campista Eduardo, que sofreu lesão na coxa esquerda e ficará fora. Para a vaga, Jardim deve optar por Japa.
Matheus Henrique, que se recuperava de fraturas nas costelas, voltou a ser relacionado apos cerca de 45 dias. Ele será opção entre os reservas para o meio-campo e a ponta direita.
O zagueiro Fabrício Bruno, que defendeu a Seleção Brasileira por alguns minutos nos últimos dois amistosos (vitória por 2 a 0 sobre Senegal e empate por 1 a 1 com Tunísia), se juntará à delegação cruzeirense em Caxias. Lá, será reavaliado. Caso tenha condições de jogo, atua como titular. Jonathan Jesus é o substituto imediato, seguido por João Marcelo.
Em relação à última partida da Raposa (empate sem gols com o Fluminense), a novidade é o retorno do capitão Lucas Silva. O volante havia cumprido suspensão diante do Tricolor Carioca e está novamente apto.
Atuarão sob alerta em decorrência de dois cartões amarelos o lateral-direito William, o volante Lucas Romero e Gabigol. Jardim também integra a lista de pendurados, assim como Matheus Henrique, que será reserva.
Assim, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício (Jonathan), Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Romero e Japa (Bolasie); Gabigol, Sinisterra e Kaio Jorge.
Juventude x Cruzeiro: personagem
“O Sinisterra está melhorando (dos problemas musculares). Agora ele está jogando mais minutos. No próximo jogo pode ser que ele jogue mais, porque temos quatro jogadores de fora. Há essa possibilidade”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Juventude x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
- Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)