CRUZEIRO

Jardim diz que Cruzeiro mudou de patamar: ‘Não queria treinar equipe de Sul-Americana’

Cruzeiro venceu Corinthians por 3 a 0, neste domingo, e garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro venceu o Corinthians por 3 a 0, neste domingo (23/11), e confirmou a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026. Ao se garantir entre os cinco primeiros do Campeonato Brasileiro, o time mudou de patamar, argumentou o técnico Leonardo Jardim, que ainda disse não querer treinar uma equipe que atua na Copa Sul-Americana.

Em terceiro lugar na tabela de classificação da Série A, a Raposa chegou aos 68 pontos. Não pode, portanto, ser ultrapassada por nenhum time a partir da sexta colocação, ocupada pelo Bahia, que acumula 56 pontos. A conquista relacionada à Libertadores se deu em um cenário completamente favorável: amplo domínio sobre o Timão.

“Esta classificação e performance dos jogadores têm a ver com tudo que fizeram em nove, 10 meses. É uma equipe diferente daquela que iniciou. Quando jogamos a Sul-Americana, eu falei que o Cruzeiro não era uma equipe para jogar a Sul-Americana, que queríamos jogar a Libertadores, porque o nome do Cruzeiro assim merece. O elenco tem qualidade para jogar a melhor competição do continente. E eu também não queria treinar uma equipe que jogasse a Sul-Americana”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

O comandante ainda relembrou fala de Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, ao celebrar o resultado diante do Corinthians: “O Pedrinho disse, há quatro meses, que esse grupo conseguiu recuperar o orgulho dos cruzeirenses. Hoje, nós conseguimos, além disso, colocar a equipe no devido patamar”.

Obrigações anteriores

Antes de pensar na próxima edição da Libertadores, o Cruzeiro tem de se preocupar com a reta final do Brasileiro e com as semifinais da Copa do Brasil.

A Raposa volta a campo no próximo sábado (29/11), quando visita o Ceará no Castelão, em Fortaleza, às 20h30, pela 36ª rodada da Série A. Nas últimas duas rodadas, os celestes enfrentarão Botafogo (4/12, às 19h30, no Mineirão) e Santos (7/12, 16h, na Vila Belmiro, em Santos).

Depois, novamente foco no Corinthians, rival no torneio mata-mata. O primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil será em 10 de dezembro (uma quarta-feira), às 21h30, no Mineirão. A volta está marcada para o domingo seguinte (14/10), às 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Há chance de título?

A chance de título do Cruzeiro é remota – 0,40%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder, com 74 pontos, o Flamengo é o favorito e carrega porcentagem de 87,2%. Em segundo lugar, com 70 pontos, o Palmeiras é o outro postulante: 12,4%.

Cruzeiro na Libertadores

O Cruzeiro, duas vezes campeão (1976 e 1997), não sente o gosto de jogar a Libertadores desde 2019, fatídico ano do rebaixamento à Segunda Divisão. Naquela edição, a Raposa caiu nas oitavas de final, para o River Plate, da Argentina. Ao longo da história, o clube estrelado disputou a principal competição continental 17 vezes.

Conforme divulgado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em julho, a primeira fase da Libertadores de 2026 deve começar em 4 de fevereiro. O início da fase de grupos – que interessa ao Cruzeiro – está previsto para 8 de abril.

Compartilhe
google-news-logo