Chegou ao fim a briga do Cruzeiro pelo título do Campeonato Brasileiro. A Raposa empatou por 1 a 1 com o Ceará, neste sábado (29/11), e não tem mais chances de ultrapassar a pontuação do líder Flamengo.
O jogo da 36ª rodada da Série A foi disputado no Castelão, em Fortaleza. A equipe alvinegra balançou a rede e saiu na frente com o volante Vinicius Zanocelo, mas marcou gol contra com o zagueiro Willian Machado.
Tabela do Campeonato Brasileiro
Com o resultado, o Cruzeiro se manteve na terceira posição, com 69 pontos – diferença de um para o segundo colocado Palmeiras e seis para o líder Flamengo. Restam apenas dois jogos no Brasileirão, e a Raposa não consegue mais ultrapassar o Urubu, que tem três vitórias a mais (principal critério de desempate).
Já o Ceará segue na briga contra o rebaixamento. O Vozão foi aos 43 pontos com o empate e permaneceu em 14º lugar. A primeira equipe dentro do Z4 é o Internacional, 17º colocado, com 41.
Cruzeiro tem gols anulados no 1º tempo
O time celeste poderia ter aberto o placar no início primeiro tempo, em momento que o atacante Pedro Raul quase marcou gol contra. A jogada, porém, terminou em grande defesa do goleiro
Em duas oportunidades, o volante Christian marcou gols que acabaram anulados por impedimento.
A etapa inicial da partida mostrou o Cruzeiro com mais posse e tranquilo, ao contrário do Ceará, que entrou pressionado pela vitória, pois briga contra o rebaixamento.
O Vozão incomodou pouco a Raposa, que fez um primeiro tempo seguro na defesa. A chance de destaque do Ceará ocorreu em jogada aérea. O goleiro Cássio fez uma grande defesa e impediu a cabeçada de virar um gol.
Um problema para a Raposa foi a saída do atacante Keny Arroyo, substituído aos 41 minutos com dores na coxa esquerda. O técnico Leonardo Jardim acionou Luis Sinisterra no lugar do ponta.
Ceará faz gol contra e a favor no segundo tempo
O Ceará saiu à frente no marcador aos 11′, com Vinicius Zanocelo. Ele recebeu passe do meia Lucas Mugni e chutou no canto esquerdo. Cássio tentou detender, mas espalmou a bola para dentro do gol: 1 a 0.
Aos 26′, a Raposa empatou com gol contra de Willian Machado, do Ceará. O lateral-esquerdo Kaiki chutou, e a bola resvalou em três jogadores do Vozão antes de entrar: 1 a 1.
Na reta final, o Ceará passou muito perto de voltar a marcar. A Raposa cedeu espaço e levou pressão até os acréscimos.
CEARÁ 1 X 1 CRUZEIRO
Ceará
Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marcos Victor, William Machado e Matheus Bahia; Vicinius Zanocelo (Richardson, aos 39’/2ºT), Dieguinho (Fernando Sobral, aos 39’/2ºT), Lucas Mugni (Vina, aos 27’/2ºT) e Galeano; Fernandinho (Paulo Baya, aos 21’/2ºT) e Pedro Raul (Aylon, aos 39’/2ºT). Técnico: Léo Condé
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Walace (Matheus Henrique, aos 43’/2ºT), Lucas Silva (Japa, aos 34’/2ºT) e Matheus Pereira; Christian (Eduardo, aos 34’/2ºT), Gabigol (Yannick Bolasie, aos 34’/2ºT) e Keny Arroyo (Luis Sinisterra, aos 41’/1ºT). Técnico: Leonardo Jardim
- Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Castelão, em Fortaleza
- Data: 29 de novembro de 2025
- Gols: Vinicius Zanocelo, aos 11’/2ºT (Ceará); Willian Machado, contra, aos 26’/2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Willian Machado e Matheus Bahia (Ceará); Gabigol, Walace, Matheus Pereira e Lucas Silva (Cruzeiro)
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
- Público: 29.114
- Renda: R$ 385.906,00