CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro cede empate ao Botafogo em despedida do Mineirão no Brasileiro

No último jogo com os titulares, o Cruzeiro empatou por 2 a 2 com o Botafogo, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série A do Brasileirão

Depois de abrir dois gols de vantagem, o Cruzeiro baixou a guarda e cedeu o empate ao Botafogo nesta quinta-feira (4/12), no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida da 37ª rodada foi a última do time celeste diante de seu torcedor neste Campeonato Brasileiro.

Os gols da Raposa foram feitos pelo meio-campistas Christian e Matheus Pereira. Já o Glorioso marcou com o zagueiro Marçal e o lateral-esquerdo Alex Telles.

Tabela do Campeonato Brasileiro

A tropeçada diabte do Botafogo deu um ponto ao Cruzeiro, que chegou a 70. Os mineiros seguem na terceira posição da tabela, com um três a menos que o segundo colocado Palmeiras (73). Campeão, o Flamengo tem 78.

Ao contrário do Cruzeiro, que está classificado para a fase de grupo da Copa Libertadores, o Botafogo ainda busca a vaga direta. O Glorioso está em sétimo lugar, com 60 pontos. Fluminense (quinto, com 61) e Bahia (sexto, com 60) aparecem logo à frente.

Cruzeiro encerrará o Brasileirão fora de casa

Será o Santos o último adversário do Cruzeiro no Brasileirão. O duelo da 38ª rodada ocorre no domingo (7/12), a partir das 16h, na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo o técnico Leonardo Jardim, por causa da reta final da Copa do Brasil, a equipe estrelada não usará os titulares contra o Santos. A partida diante do Peixe ocorre três dias antes de duelo com o Corinthians pela ida da semifinal do torneio mata-mata.

Christian abre o placar no primeiro tempo

Após troca de passes no campo do Botafogo, o Cruzeiro invadiu a pequena área e conseguiu abrir o placar aos 15 minutos. A Raposa marcou com Christian, que recebeu passe do atacante Luis Sinisterra e completou de cabeça: 1 a 0.

O primeiro tempo não ficou marcado por grandes highlights. A Raposa chegou ao ataque em outras oportunidades, mas não produziu chances de perigo real. O Botafogo teve boas oportunidades e pressionou o goleiro Cássio, que fez duas defesas difíceis.

Cruzeiro e Botafogo marcam no segundo tempo

A equipe celeste voltou a balançar a rede aos 5′ do segundo tempo. Em jogada de contra-ataque, o atacante Kaio Jorge, e o goleiro Raul cedeu rebote. Matheus Pereira apareceu bem posicionado e empurrou a bola para o fundo da rede: 2 a 0.

Aos 11′, Matheus Pereira perdeu a bola na entrada da área do Cruzeiro e cedeu a posse para o zagueiro David Ricardo, que cruzou para Marçal. O camisa 21 cabeceou com precisão e diminuiu o placar: 2 a 1.

Cássio voltou a ter destaque no segundo tempo. Ele fez uma bela defesa em chute forte do atacante Arthur Cabral, que poderia ter empatado o jogo.

Quando chegou, o Botafogo esteve perto de balançar a rede, mas o Cruzeiro administrava bem o resultado, cedendo poucos espaços. A Raposa, porém, não teve tantas grandes chances e viu o rival empatar com pênalti nos acréscimos.

O gol decisivo, que salvou o Botafogo, foi marcado aos 50′. Depois de checagem no VAR, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti para o Glorioso. Alex Telles deslocou Cássio e chutou no canto direito: 2 a 2.

David Ricardo foi expulso nos minutos finais. O zagueiro levou o pé alto, acertou o atacante Keny Arroyo.

CRUZEIRO 2 X 2 BOTAFOGO

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace, aos 40’/2ºT) e Matheus Pereira (Yannick Bolasie, aos 51’/2ºT); Christian (Matheus Henrique, aos 51’/2ºT), Kaio Jorge (Keny Arroyo, aos 22’/2ºT) e Luis Sinisterra (Eduardo, aos 22’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim

Botafogo

Raul; Vitinho (Kauan Toledo, aos 39’/2ºT), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Allan (Newton, aos 39’/2ºT), Marlon Freitas e Cuiabano (Montoro, aos 7’/2ºT). Artur, Jordan Barrera (Kadir, aos 43’/2ºT) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti

  • Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Data: 4 de dezembro de 2025
  • Gols: Christian, aos 15’/1ºT e Matheus Pereira, aos 5’/2ºT (Cruzeiro); Marçal, aos 11’/2ºT e Alex Telles, aos 50’/2ºT (Botafogo)
  • Cartões amarelos: Lucas Silva e Cássio (Cruzeiro); Allan e Jordan Barrera (Botafogo)
  • Cartão vermelho: David Ricardo (Botafogo)
  • Público: 34.649
  • Renda: R$ 1.038.832,50
  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
  • VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Compartilhe
Sair da versão mobile