CRUZEIRO

Kaio Jorge caminha para repetir feito de Tostão no Cruzeiro

Artilheiro da Série A, centroavante do Cruzeiro pode ampliar marca pessoal na partida desta quinta-feira contra o Botafogo

Destaque do Cruzeiro em 2025, com 26 gols em 46 jogos (43 oficiais), Kaio Jorge está próximo de repetir feito de Tostão, ídolo celeste nas décadas de 1960 e 1970 e principal goleador da história do clube, com 245 tentos em 383 partidas.

A coincidência que une os dois é a artilharia do Campeonato Brasileiro. Até hoje, o único atleta da Raposa a atingir essa façanha foi Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, em 1970.

Chamado de Taça de Prata ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão de 55 anos atrás contou com 17 equipes e teve o Fluminense como campeão. O Cruzeiro, 4º colocado, obteve nove vitórias, quatro empates e seis derrotas em 19 jogos.

De acordo com a Cruzeiropedia, que reúne fichas de jogos e estatísticas do Cruzeiro, Tostão entrou em campo 18 vezes na competição. Ou seja, sua média de gols foi de 0,66.

Tostão é o maior artilheiro da história do Cruzeiro, com 245 gols(foto: Arquivo O Cruzeiro/EM)

Números de Kaio Jorge na Série A

Em 2025, Kaio Jorge tem índice parecido ao de Tostão: são 21 gols em 32 jogos na Série A – média de 0,65. O vice-artilheiro do Brasileirão, o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, soma 18 gols. Em terceiro está Vitor Roque, do Palmeiras, com 16.

KJ poderá ampliar sua marca individual nesta quinta-feira (4/12), quando o Cruzeiro enfrenta o Botafogo, às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, no complemento da 37ª rodada.

O jovem de 23 anos leva “vantagem” pelo fato de os principais concorrentes já terem atuado nessa quarta (3/12). O Palmeiras goleou o Atlético por 3 a 0, na Arena MRV, enquanto o Flamengo se sagrou campeão ao bater o Ceará por 1 a 0, no Maracanã.

A Raposa ocupa o terceiro lugar, com 69 pontos em 36 rodadas (19 vitórias, 12 empates e cinco derrotas). Esse desempenho já assegurou vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.

Kaio Jorge marcou os dois primeiros gols do Cruzeiro na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Último jogo no Brasileirão?

O técnico Leonardo Jardim deu a entender que será a última partida do camisa 19 no Brasileirão de 2025. O objetivo do Cruzeiro é consolidar o 3º lugar na tabela para poder escalar os reservas na 38ª rodada, diante do Santos, na Vila Belmiro, às 16h de domingo (7/12).

Jardim explicou que pretende descansar os titulares visando à semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O duelo de ida será na quarta-feira, 10 de dezembro, às 21h30, no Mineirão. A volta ocorre no domingo, 14/12, às 18h, na Neo Química Arena.

“Temos dois jogos, Botafogo e Santos. (Contra o) Botafogo (é) para conseguirmos o ponto que é suficiente para ficarmos entre os três (primeiros colocados). Depois, contra o Santos, vamos ter que fazer uma gestão quase total do elenco, daqueles que jogam, porque temos a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil dois dias depois”

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Curiosamente, Kaio Jorge também é artilheiro da Copa do Brasil, com cinco gols. Três atletas de times semifinalistas estão na cola do cruzeirense: Germán Cano e Everaldo, do Fluminense, e Rayan, do Vasco – todos com quatro bolas na rede.

Kaio Jorge é titular absoluto no ataque do Cruzeiro de Leonardo Jardim(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

KJ no Cruzeiro

Desde a chegada ao Cruzeiro, em junho de 2024, Kaio Jorge disputou 69 jogos (66 oficiais e três amistosos) e marcou 33 gols. Sua performance já o fez superar 10 atacantes históricos que vestiram a camisa azul e branca.

Atacantes celestes que ficaram “no quase”

Em várias edições do Brasileirão, atacantes que defenderam o Cruzeiro ficaram “no quase” na briga pela artilharia. Relembre alguns nomes:

  • 1979: Roberto César anotou 12 gols pelo Cruzeiro, um a menos que César, do America do Rio (13)
  • 1993: Ronaldo terminou com 12 gols pelo Cruzeiro. Guga, do Santos, foi o primeiro do ranking, com 14.
  • 1998: Fábio Júnior marcou 18 gols pelo Cruzeiro. Viola, do Santos, foi o artilheiro, com 21 gols.
  • 1999: Alex Alves fez 22 gols pelo Cruzeiro. Guilherme, do Atlético, foi o artilheiro, com 28 gols.
  • 2003: Alex encerrou o Brasileirão com 23 gols, oito a menos que Dimba, do Goiás (31).
  • 2008: Guilherme Milhomem contabilizou 18 gols pelo Cruzeiro. Keirrison (Coritiba), Washington (Fluminense) e Kleber Pereira (Santos) dividiram a artilharia, com 21 gols.
  • 2014: Marcelo Moreno e Ricardo Goulart chegaram a 15 gols cada pelo Cruzeiro. Fred, do Fluminense, foi o primeiro, com 18.

Compartilhe
Sair da versão mobile