Focado na briga contra o rebaixamento, o Santos entrou em campo motivado e venceu o Cruzeiro por 3 a 0 neste domingo (7/12), na Vila Belmiro, em Santos. Sem metas a cumprir no Campeonato Brasileiro, a Raposa optou por ir a campo com formação 100% reserva na partida da 38ª rodada.
O resultado contra a equipe alternativa da Raposa foi mais do que suficiente para salvar o Peixe da queda à Série B. A equipe paulista balançou as redes com o volante João Schmidt e o atacante Thaciano (duas vezes).
Depois de cumprir tabela no último compromisso pelo Brasileirão, o Cruzeiro foca na Copa do Brasil. A Raposa enfrenta o Corinthians na quarta-feira (10/12), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela ida da semifinal
Tabela do Campeonato Brasileiro
O Cruzeiro já começou a 38ª rodada com a certeza de que ficaria na terceira posição, sem chance de subir ou descer na tabela. Com a derrota diante do Santos, a Raposa terminou a competição com 70 pontos.
Já o Santos se livrou do rebaixamento. O Peixe foi a 47 pontos e garantiu a 13ª posição e a vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.
Cruzeiro tem gol anulado, e Santos marca dois no primeiro tempo
O começo do jogo teve movimentações dos dois lados, com gol anulado do centroavante Gabigol, para o Cruzeiro, e um chute perigoso do atacante Álvaro Barreal, do Santos.
Thaciano abriu o placar para o Peixe aos 25 minutos. O atacante Guilherme cobrou escanteio, e o camisa 16 pulou alto e cabeceou a bola para o fundo da rede: 1 a 0.
Rapidamente, o Santos ampliou o placar. Aos 27′, o atacante Neymar tabelou com o lateral-direito Igor Vinícius, que encontrou Thaciano bem posicionado para marcar o seu segundo gol: 2 a 0.
No restante da etapa inicial, o Peixe pressionou o Cruzeiro e quase balançou a rede pela terceira vez. A Raposa teve uma grande chance, que foi o gol anulado de Gabigol por impedimento.
Santos faz mais um e amplia vantagem no segundo tempo
O Santos esteve perto de marcar o terceiro gol em várias oportunidades, mas parou na trave, no goleiro ou na zaga do Cruzeiro. Mas a insistência deu resultado aos 14′ do segundo tempo.
A jogada foi muito parecida com a do primeiro gol alvinegro. Guilherme cobrou escanteio, e João Schmidt subiu alto e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0.
O Cruzeiro teve gols anulados. Um do meia-atacante Rayan Guilherme, de 18 anos, estreante no profissional; e outro do experiente meio-campista Eduardo, de 36 anos.
Apesar de ter chegado perto de diminuir a vantagem do Santos, o Cruzeiro passou a maior parte do tempo pressionado. A equipe da casa poderia ter aumentado a goleada.
SANTOS 3 X 0 CRUZEIRO
Santos
Gabriel Brazão, Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão (Rincón, no intervalo), João Schmidt (Gabriel Bontempo, aos 23’/2ºT), Álvaro Barreal (Benjamín Rollheiser, aos 22’/2ºT) e Neymar; Guilherme (Robinho Jr., aos 38’/2ºT) e Thaciano (Tiquinho Soares, aos 33’/2ºT). Técnico: Juán Pablo Vojvoda
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kauã Moraes; Walace, Japa (Ryan Guilherme, aos 18’/2ºT), Matheus Henrique e Eduardo (Keny Arroyo, aos 32’/2ºT); Rayan Lelis (Kaique Kenji, aos 18’/2ºT) e Gabigol (Yannick Bolasie, aos 33’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim
- Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 7 de dezembro de 2025
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte
- Gols: Thaciano, aos 25′ e aos 27’/1ºT; João Schmidt, aos 14’/2ºT (Santos)
- Cartões amarelos: Guilherme e Thaciano (Santos); Rayan Lelis e Gabigol (Cruzeiro)
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira