Sem pretensões e com time totalmente reserva, o Cruzeiro se despede do Campeonato Brasileiro neste domingo (7/12). A Raposa enfrenta o Santos às 16h, na Vila Belmiro, em Santos, pela 38ª rodada.
O foco do time celeste está nas semifinais da Copa do Brasil, que serão disputada em 10 e 14 de dezembro (quarta-feirae domingo), contra o Corinthians.
Já o Peixe precisa vencer o Cruzeiro para não correr nenhuma chance de ser rebaixado e ter que disputar a Série B em 2026.
A tabela do Brasileirão tem o Cruzeiro em terceiro lugar, com 70 pontos e vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores. Já o Santos ocupa a 14ª posição, com 44 – dois a mais que o Vitória, 17º colocado e primeiro time dentro do Z4.
Santos x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir à partida terá opções na TV aberta (Globo), no YouTube (GE TV) e no pay-per-view (Premiere).
Santos x Cruzeiro: prováveis escalações
Santos
Emprestado pelo Cruzeiro ao Santos, Lautaro Díaz ficará de fora da última partida do Brasileirão por questões contratuais.
O atacante tem como possíveis substitutos o centroavante Tiquinho Soares (que se recupera de dores no joelho esquerdo) e os meia-atacantes Thaciano e Benjamín Rolheiser.
Com essa mudança no ataque, o provável time do técnico Juan Pablo Vojvoda tem: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt, Willian Arão e Neymar Jr; Álvaro Barreal, Guilherme e Tiquinho Soares.
Cruzeiro
O técnico Leonardo Jardim afirmou que poupará os titulares do Cruzeiro. Logo, ficarão de fora: Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira, Christian, Kaio Jorge e Keny Arroyo.
É provável que o 11 inicial da Raposa contenha os reservas imediatos do time, algo indicado por Jardim.
Dessa forma, é provável que o Cruzeiro vá a campo com: Léo Aragão; Fagner (Kauã Moraes), Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Pratez; Walace, Japa e Eduardo; Yannick Bolasie, Gabigol e Matheus Henrique (Kaique Kenji).
Promessas das categorias de base devem ganhar oportunidade no segundo tempo. Pode ser o jogo de estreia de jovens como o meio-campista Cauan Baptistella e o atacante Ryan Lelis.
Santos x Cruzeiro: personagem
- Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro: “Nós gostaríamos de jogar o próximo em nossa melhor versão. Vocês sabem que não sou entusiasta de rodar o plantel e fazer grandes trocas de jogadores, mas o calendário exige. Temos um jogo daqui a seis dias (contra o Corinthians), não posso colocar essa turma que jogou mais minutos para viajar a Santos e jogar mais um jogo difícil.”
Santos x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)