Um ex-técnico do Cruzeiro terá a oportunidade de acabar com o sonho do Flamengo pelo bicampeonato mundial. Vencedor em 1981, o campeão da Copa Libertadores de 2025 estreará na Copa Intercontinental nesta quarta-feira (10/12), às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, diante do Cruz Azul, clube mexicano que é comandado por Nicolás Larcamón, que passou pela Toca da Raposa em 2024.
Flamengo e Cruz Azul protagonizarão o “Dérbi das Américas”, nome dado ao duelo válido pelas quartas de final do Intercontinental. O time que se classificar enfrentará o Pyramids na semifinal, enquanto o PSG já está classificado para a grande decisão.
E para tentar essa ida à semifinal, o Cruz Azul conta com um treinador sob pressão. Um ano e oito meses após ser demitido do Cruzeiro, Nicolás Larcamón chegou ao Intercontinental com alguns protestos por parte da torcida por causa do desempenho nacional.
Antes da viagem para o Oriente Médio, o time mexicano foi eliminado pelo Tigres na semifinal do Apertura 2025 da Liga BBVA MX. Os jogos de ida e volta ficaram empatados por 1 a 1, e o time felino avançou por ter feito a melhor campanha na fase inicial do torneio.
Larcamón iniciou a temporada de 2025 pelo Necaxa, mas decidiu não permanecer no clube em maio. Já em julho, iniciou a caminhada pelo Cruz Azul e disputou 17 jogos até o início do Intercontinental, com sete vitórias, oito empates e duas derrotas.
Nicolás Larcamón pelo Cruzeiro
Nicolás Larcamón iniciou sua trajetória na Toca da Raposa em 3 de janeiro de 2024, após deixar o León, do México. Ele tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025, mas saiu em 8 de abril de 2024 devido à passagem frustrante em Minas Gerais.
O argentino comandou o Cruzeiro em 14 partidas na temporada – sendo 12 no Mineiro, uma na Copa do Brasil e uma na Copa Sul-Americana – e teve 59% de aproveitamento. Ao todo, foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas.