Pedro Lourenço falou nesta terça-feira (16/12) sobre os motivos que fizeram o Cruzeiro contratar o técnico Tite. Em entrevista na saída da Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, o dono do clube celeste elogiou a carreira do comandante.
Tite substitui o português Leonardo Jardim, que lida com problemas pessoais e rescindiu contrato nessa segunda-feira (15/12). O ex-técnico da Seleção Brasileira assinou com o Cruzeiro até 2026.
“(Contratamos o Tite) não carreira, mas pelo trabalho dele. O cara é multicampaão. Campeão da Copa do Brasil, do Brasileiro, do mundo. Duas vezes na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Ele tem todo requisito como técnico. Nós procuramos trazer um técnico à altura do nosso Cruzeiro.”
Aos 64 anos, o treinador gaúcho assume pela primeira vez a Raposa. Ele estava em pausa para cuidar de questões de saúde mental e não comanda um clube desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo.
Escolha do Cruzeiro por Tite
“Para ser grande, tem que pensar grande. Ele foi escolhido porque é muito sério, fala mais ou menos igual a gente, não tem lero lero, é direto. A gente gosta muito da postura dele”, destaca Pedrinho.
“Esses são alguns dos motivos da escolha pelo Tite. Estamos muito tranquilos que vamos fazer um grande trabalho e trabalhar muito ano que vem para conseguir coisas boas.”
Carreira de Tite
A carreira de Tite é extensa: em 25 anos, envolve 14 clubes, além da Seleção Brasileira (por sete anos). Guarani, Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude foram as primeiras experiências do ex-volante como treinador.
Em 2001, ele assumiu o Grêmio, primeiro grande clube da carreira. Posteriormente, também liderou São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain (Emirados Árabes), Internacional, Al Wahda (Emirados Árabes) e Flamengo.
Entre as principais conquistas de Tite estão duas edições do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores, uma do Mundial de Clubes, uma da Copa Sul-Americana e uma da Copa América.