CRUZEIRO

O atacante do Cruzeiro que jogou mais de 2 mil minutos sem marcar gols em 2025

Homem de confiança do ex-técnico Leonardo Jardim, atacante participou de 37 jogos do Cruzeiro na temporada e não balançou a rede

Compartilhe
google-news-logo

Ex-técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim montou um time base na temporada 2025. O comandante prezava por um elenco compacto, capaz de marcar coletivamente e ser eficiente no ataque. Nos treinamentos e com base nos critérios citados, identificou que Wanderson era a melhor escolha para a ponta esquerda. Curiosamente, mesmo com espaço, o atacante titular não balançou a rede ao longo do ano – distribuiu três assistências.

Apresentado em fevereiro (contrato até 2027), Wanderson só não esteve à disposição da comissão técnica entre 27 de outubro e 9 de dezembro, quando precisou lidar com lesão muscular na coxa esquerda. Ele atuou em 37 jogos, por mais de 2263 minutos, segundo levantamento feito pelo Ogol – o número não considera acréscimo, por isso, é aproximado.

Na lista de jogadores mais utilizados no ano, Wanderson aparece no top 10. Outros atacantes, inclusive que chegaram depois, como Luis Sinisterra (dois tentos) e Keny Arroyo (quatro), têm números melhores no setor ofensivo. Gabi, considerado reserva, balançou a rede 13 vezes. Também opção no banco, Bolasie, que já se despediu do clube, marcou quatro, mesma quantidade feita pelo zagueiro Fabrício Bruno.

Por que Wanderson seguiu como titular?

Em diversas oportunidades, Leonardo Jardim explicou que enxergava Wanderson – e outros atletas que ocupam a ala do campo – como um meia, e não como um atacante – papel ocupado por Kaio Jorge, por exemplo, na visão do então treinador. Tal classificação tirou do atleta a pressão de marcar gols.

O segundo fator considerado era a segurança que Wanderson dava ao português no jogo sem bola quando o assunto é recomposição. Veloz, o atacante dificultava a saída de bola dos adversários e preenchia característica que Leonardo Jardim buscava: alta marcação para buscar o resultado favorável.

Com a bola, Wanderson contribuía na criação de jogadas e explorava a ponta esquerda na intenção de abrir espaço para que outros companheiros finalizassem.

Jogadores mais utilizados pelo Cruzeiro em 2025

  1. Cássio: 55 jogos
  2. Fabrício Bruno: 53
  3. Lucas Romero: 52
  4. KaikiMatheus Pereira e Eduardo: 51
  5. William: 50
  6. Lucas Silva e Gabi: 49
  7. Christian: 47
  8. Kaio Jorge: 46
  9. Villalba: 45
  10. Wanderson: 37
Compartilhe
google-news-logo