Logo nos minutos iniciais de 1º de janeiro de 2025, o Cruzeiro deu fim à ansiedade dos próprios torcedores e anunciou a contratação do atacante Gabigol. Nessa quinta-feira (1º/1), exatamente um ano depois, a Raposa informou o empréstimo do jogador ao Santos.
Tido como reforço de peso, Gabriel Barbosa não correspondeu às expectativas em Belo Horizonte. Era esperado que o atacante tivesse desempenho semelhante ao que apresentou no Flamengo, pelo qual se tornou ídolo e um dos principais jogadores do Brasil.
O início da passagem pela Raposa foi positivo, mas com a chegada do técnico Leonardo Jardim, no fim de fevereiro, o camisa 9 se tornou reserva. Sem espaço mesmo após a saída do português e a contratação de Tite, o atacante retorna ao Peixe, pelo qual foi revelado.
O anúncio de Gabigol no Cruzeiro
A oficialização de Gabigol no Cruzeiro ocorreu ao fim da contagem regressiva feita pelo atleta no próprio canal no Youtube – iniciada às 23h59 de 31 de dezembro de 2024. O atacante também publicou um vídeo animado no qual aparece viajando a BH.
A publicação soma mais de 4 milhões de visualizações na rede social X, além de contar com três mil comentários e 10 mil compartilhamentos.
Apresentação no Mineirão
Em 4 de janeiro do ano passado, o Cruzeiro promoveu um evento no Mineirão para a apresentação de jogadores. Gabriel foi quem atraiu maior atenção.
O atacante entrou no gramado do estádio acompanhado de Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa, e foi ovacionado por mais de 40 mil torcedores. Depois de mandar rápida mensagem aos cruzeirenses, Gabi interagiu com jogadoras do time feminino celeste, deu uma volta olímpica e posou para fotos com a família.
A temporada de Gabigol
Gabigol fez 49 jogos pelo Cruzeiro em 2025 – titular em 23. Foram 13 gols e quatro assistências.
Do banco de reservas, viu Kaio Jorge, com quem disputava posição, ser artilheiro do Campeonato Brasileiro e um dos principais goleadores do país na temporada.
Dentro de campo, encerrou o ano marcado de maneira negativa. Isso porque perdeu um pênalti na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, e o Cruzeiro foi eliminado.
Empréstimo de Gabigol ao Santos
Com contrato com o Cruzeiro até 2028, Gabigol foi emprestado ao Santos até o fim de 2026. O salário será pago pelos dois times: 50% para cada.