O bom desempenho no Cruzeiro fez o técnico Leonardo Jardim entrar no radar do Flamengo para 2026. No fim do ano passado, o Rubro-Negro viveu imbróglio com Filipe Luis, que quase deixou o posto de comandante rubro-negro após longa reunião por renovação.
Em entrevista exclusiva ao No Ataque e à TV Alterosa, o auxiliar técnico Diogo Dias, que trabalha com Jardim desde 2021, confirmou que houve reunião entre Flamengo e o treinador.
Uma promessa, porém, impediu qualquer acordo. Diogo afirmou que Jardim não descumpriria o que disse ao presidente do Cruzeiro, Pedro Lourenço, durante a passagem pela Toca da Raposa.
Por que Leonardo Jardim recusou o Flamengo?
“Se há uma coisa que valorizo no mister (Jardim), é o caráter. ‘N’ vezes ele falou com o presidente Pedrinho que no Brasil só treinaria o Cruzeiro, mais ninguém. Depois de sairmos houve uma abordagem do Flamengo, uma reunião, mas a palavra é uma coisa importante”
Diogo Dias, auxiliar de Leonardo Jardim
“Para ele (Jardim), mais que dinheiro, o caráter é algo intocável. Nesse sentido, ele manteve a palavra de que não treinaria outro time brasileiro. Ele também não queria tão cedo voltar a trabalhar aqui no Brasil”, destacou Diogo.
Carreira de Leonardo Jardim
Na sequência, o profissional destacou a carreira construída por Jardim nas últimas décadas. Ele disse que são muitos fatores envolvidos no sucesso, algo que vai ‘além do conhecimento de tática de jogo’.
Antes de chegar ao Cruzeiro, Jardim treinou: Camacha, Chaves, Beira-Mar, Braga e Sporting, de Portugal; Olympiacos, da Grécia; Monaco, da França; Al-Hilal, da Arábia Saudita; Al-Ahli e Al Ain, dos Emirados Arábes Unidos; e Al-Rayyan, do Catar.
“Por aí, a gente já entende por que ele, com 50 anos, tem uma carreira de tão alto nível. Para ser um treinador de elite não basta entender só de treino e de jogo e ter noções táticas. É preciso ser um gestor, um organizador, resolver problemas. É preciso, às vezes, colocar as pessoas no lugar delas. É preciso ser psicológo… É uma conjuntura muito grande.”
“Por isso, só alguns chegam à elite. Outros, embora tenham muito conhecimento tático, não conseguem ultrapassar certo patamar. Ser treinador é isso. Um conjunto de noções e situações que é importante ter”, opinou Diogo.
Trajetória de Leonardo Jardim no Cruzeiro
Jardim treinou o Cruzeiro de fevereiro a dezembro de 2025. O técnico obteve destaque principalmente no Campeonato Brasileiro, com campanha que rendeu o terceiro lugar à Raposa. A última vez que o time tinha terminado no G4 havia sido em 2014.
No Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, o Cruzeiro foi eliminado na semifinal. Já na Copa Sul-Americana, torneio que usou reservas em cinco dos seis jogos, a equipe foi eliminada na fase de grupos.
O Cruzeiro teve 58,2% de aproveitamento com Jardim – 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas em 55 jogos oficiais. A Raposa tinha contrato com o técnico até o fim de 2026, mas ele pediu demissão.
Segundo Jardim, o motivo para o fim antecipado do vínculo foram questões pessoais. O treinador optou por retornar a Portugal para tratar da vida privada e afirma que não voltará a treinar pelos próximos meses.
Tite substituiu Leonardo Jardim no Cruzeiro
Para o lugar de Jardim, o Cruzeiro contratou Tite. O ex-técnico do Flamengo e da Seleção Brasileira foi anunciado pelo clube ainda em dezembro.
Flamengo renovou com Filipe Luis após longa ‘novela’
Técnico do Flamengo desde outubro de 2024, Filipe Luis tinha contrato até dezembro de 2025. A renovação do vínculo demorou a sair do papel, pois houve imbróglio durante as tratativa.
O clube só anunciou que havia ampliado o contrato do técnico em 29/12. Antes dessa data, o Flamengo chegou a consultar outros técnicos, em busca de um ‘plano B’.