CRUZEIRO

Botafogo x Cruzeiro: CBF define árbitro de confronto pela 1ª rodada do Brasileiro

Cruzeiro estreia no Brasileiro nesta quinta-feira (29/1), às 21h30, contra o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro inicia, nesta segunda-feira (26/1), preparação específica para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para esta quinta-feira (26/1), contra o Botafogo, às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Fora de campo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o árbitro do embate.

Em audiência pública, a CBF comunicou que Matheus Delgado Candançan, de 27 anos, natural de Barueri-SP, é quem vai apitar o duelo entre Botafogo e Cruzeiro. Posteriormente, a entidade divulgará a relação dos assistentes e do árbitro de vídeo.

Histórico recente de Matheus Candançan

Matheus Candançan ainda não apitou nenhuma partida do Cruzeiro em 2026. Em 2025, participou de duas partidas envolvendo o clube mineiro. Coincidentemente, ele regeu a vitória da Raposa por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela 18ªrodada do Campeonato Brasileiro – na ocasião, Christian e Matheus Pereira marcaram para os celestes.

Na temporada anterior, o profissional também liderou o apito no triunfo do Cruzeiro por 2 a 1 diante do Internacional, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada do Brasileiro.

Cruzeiro precisa de vitória para dar resposta

Apesar de viver o início da temporada, o Cruzeiro entra em campo diante do Botafogo pressionado a dar uma resposta para a torcida. Isso porque o clube celeste perdeu para o Atlético por 2 a 1, nesse domingo (25/1), na Arena MRV, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, e se complicou no torneio.

A Raposa acumula três derrotas (para Pouso Alegre, Democrata-GV e Atlético) e duas vitórias no Estadual (contra Tombense e Uberlândia). O tropeço diante do rival aliado à vitória do North sobre o Pouso Alegre (5 a 2) fez com que os celestes, com os mesmos seis pontos, perdessem a liderança.

No Mineiro, avançam ao mata-mata os líderes de cada grupo, além do segundo mais bem posicionado. Ou seja, para se classificar em primeiro, a Raposa não depende mais apenas de si.

Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time com 15 pontos tem 97% de chance de jogar a semifinal. Portanto, o Cruzeiro teria de vencer os próximos três embates: contra Betim (1º/2, 20h, fora), América (8/2, 18h, em casa) e URT (14/2, 19h, fora).

Conforme dito pelo meio-campista Matheus Pereira, a intenção é “não bater na trave” em 2026. Sendo assim, o técnico Tite deve escalar força máxima contra o Botafogo. Depois, de volta a Minas Gerais, repetir a base do elenco contra o Betim pode ser uma opção – para buscar o triunfo e respirar no Mineiro.

Compartilhe
google-news-logo