O Cruzeiro inicia, nesta segunda-feira (26/1), preparação específica para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para esta quinta-feira (26/1), contra o Botafogo, às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Fora de campo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o árbitro do embate.
Em audiência pública, a CBF comunicou que Matheus Delgado Candançan, de 27 anos, natural de Barueri-SP, é quem vai apitar o duelo entre Botafogo e Cruzeiro. Posteriormente, a entidade divulgará a relação dos assistentes e do árbitro de vídeo.
- Leia também: Atlético x Cruzeiro: instrutora de arbitragem defende não marcação de pênalti em Bernard
Histórico recente de Matheus Candançan
Matheus Candançan ainda não apitou nenhuma partida do Cruzeiro em 2026. Em 2025, participou de duas partidas envolvendo o clube mineiro. Coincidentemente, ele regeu a vitória da Raposa por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela 18ªrodada do Campeonato Brasileiro – na ocasião, Christian e Matheus Pereira marcaram para os celestes.
Na temporada anterior, o profissional também liderou o apito no triunfo do Cruzeiro por 2 a 1 diante do Internacional, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada do Brasileiro.
Cruzeiro precisa de vitória para dar resposta
Apesar de viver o início da temporada, o Cruzeiro entra em campo diante do Botafogo pressionado a dar uma resposta para a torcida. Isso porque o clube celeste perdeu para o Atlético por 2 a 1, nesse domingo (25/1), na Arena MRV, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, e se complicou no torneio.
A Raposa acumula três derrotas (para Pouso Alegre, Democrata-GV e Atlético) e duas vitórias no Estadual (contra Tombense e Uberlândia). O tropeço diante do rival aliado à vitória do North sobre o Pouso Alegre (5 a 2) fez com que os celestes, com os mesmos seis pontos, perdessem a liderança.
No Mineiro, avançam ao mata-mata os líderes de cada grupo, além do segundo mais bem posicionado. Ou seja, para se classificar em primeiro, a Raposa não depende mais apenas de si.
Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time com 15 pontos tem 97% de chance de jogar a semifinal. Portanto, o Cruzeiro teria de vencer os próximos três embates: contra Betim (1º/2, 20h, fora), América (8/2, 18h, em casa) e URT (14/2, 19h, fora).
Conforme dito pelo meio-campista Matheus Pereira, a intenção é “não bater na trave” em 2026. Sendo assim, o técnico Tite deve escalar força máxima contra o Botafogo. Depois, de volta a Minas Gerais, repetir a base do elenco contra o Betim pode ser uma opção – para buscar o triunfo e respirar no Mineiro.