O Cruzeiro dá a largada no Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, nesta quinta-feira (29/11), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Pressionado pela campanha no Campeonato Mineiro, o técnico Tite deve mandar a campo força máxima. A vida do Glorioso no Campeonato Carioca não é complexa, apesar dos imbróglios fora de campo, e o comandante Martín Anselmi também não tende a poupar. O No Ataque informa, a seguir, os desfalques e as prováveis escalações de ambas as equipes.
A Raposa inicia a trajetória na Série A com necessidade de dar uma resposta à torcida. Isso porque, mesmo tendo a base do ano passado, o clube mineiro não engrenou no Estadual e ocupa a segunda colocação do Grupo C, com seis pontos – ou seja, neste momento, não avança ao mata-mata. Em cinco duelos no torneio, Tite utilizou a equipe principal duas vezes: na goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia e na derrota por 2 a 1 para o Atlético.
O Botafogo, por sua vez, ocupa a liderança do Grupo B, com nove pontos, e está a um empate de avançar às quartas. O Glorioso estrou o elenco principal e o treinador já na terceira rodada do torneio – triunfo por 1 a 0 sobre o Volta Redonda. Fora de campo, entretanto, a situação do clube carioca gera preocupação à torcida.
Botafogo x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações
Escalação do Botafogo
Em dezembro, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) condenou o Botafogo a pagar 21 milhões de dólares (cerca de R$ 110 milhões na cotação atual) ao Atlanta United (EUA) pela compra do meio-campista Thiago Almada – além de bônus por metas e pela transferência do atleta ao Atlético de Madrid. O dinheiro não caiu, e o Glorioso sofreu transfer ban. Assim, não conseguiu registrar três reforços: o zagueiro Ythallo, o volante Wallace Davi e o atacante Lucas Villalba. Ou seja, nenhum vai a campo contra o Cruzeiro.
Martín Anselmi não contará com os reforços, que não podem ser inscritos, nem com os jogadores entregues ao departamento médico. São eles o zagueiro Kaio Pantaleão (ruptura do ligamento colateral medial, ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão do menisco medial no joelho esquerdo) e os atacantes Joaquín Correa e Chris Ramos (o clube não deu detalhes acerca das contusões). O jovem Cauã Zappellini, meio-campista da base que foi relacionado em 2025, também é baixa em decorrência de lesão óssea por estresse na região do pé.
Assim, o Botafogo deve ir a campo com: Léo Linck (Neto); Newton (Marçal), Mateo Ponte e Alexander Barboza; Alex Telles; Allan, Danilo, Montoro e Barrera; Arthur Cabral (Kadir) e Artur.
- Leia também: Com volta de Paquetá, Flamengo supera valor pago pelo Cruzeiro para contratação de Gerson
Escalação do Cruzeiro
Tite tem quase todos os titulares de 2025 à disposição. Isso porque o zagueiro Lucas Villalba é dúvida. Recuperado de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, o zagueiro argentino participou dos últimos treinamentos de forma integral, mas a presença entre os relacionados não é certa. Jonathan Jesus deve permanecer com a vaga.
Continuam no departamento médico do Cruzeiro o goleiro Matheus Cunha e o atacante Marquinhos. O primeiro se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. O segundo foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O volante Matheus Henrique iniciou a etapa de transição física no início da semana após contratura muscular na panturrilha esquerda e já viajou com a equipe. O atacante Luis Sinisterra, por sua vez, faz, há alguns dias, trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada para aprimorar o físico – ficou parado em decorrência de um edema muscular na coxa esquerda.
Em relação aos 11 iniciais, a principal dúvida é a presença ou não do meio-campista Gerson. No último jogo, a derrota por 2 a 1 para o Atlético, pelo Mineiro, o reforço entrou no segundo tempo na vaga de Lucas Silva e foi deslocado para a ponta direita – Christian, que lá estava, passou a atuar como segundo volante. O atacante Keny Arroyo briga por espaço na ala oposta.
O Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Gerson) e Matheus Pereira; Christian (Gerson), Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge.