O técnico Jorge Sampaoli recebeu uma enxurrada de críticas de jornalistas que acompanham o Flamengo. Os analistas repercutiram a derrota do time carioca para o Athletico-PR, por 3 a 0, no Espírito Santo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cacá, Alex Santana e Vitor Bueno fizeram os gols da partida no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Eric Faria, setorista do Flamengo e da Seleção Brasileira na TV Globo, alfinetou a diretoria rubro-negra por ter insisto na permanência do treinador argentino. Na opinião dele, Jorge não conseguirá fazer o elenco evoluir no restante da temporada.
“Quem mantém o Sampaoli está tão preocupado com ele. Descobrir que o trabalho do treinador iria evoluir é acreditar em fábulas que não existem. Foram vários sinais de que o Flamengo sob o comando dele fracassou em campo. Fracassou nas relações. Um grupo esportivo campeão de tudo que virou pó!”.
Eric Faria
Vitor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, também responsabilizou a gestão do presidente Rodolfo Landim e do vice de futebol Marcos Braz pela crise técnica da equipe com Sampaoli. Para o comentarista, o clube poderia ter rompido o contrato do treinador quando seu homem de confiança, o preparador físico Pablo Fernández, agrediu o atacante Pedro com um soco no rosto.
“Sampaoli poderia ter sido demitido quando seu homem de confiança agrediu um jogador e ele tentou contemporizar e ‘ajudar aos dois envolvidos’. Deveria ter sido demitido após dizer que o Flamengo ‘dominou o Inter no segundo tempo’, algo fruto da sua imaginação. Mas o Flamengo não tem diretor de futebol e Sampaoli está aí, fazendo de tudo para conseguir sua multa rescisória. Com uma decisão a ser disputada em quatro dias”.
Vitor Sergio Rodrigues
Veja abaixo avaliações de outros profissionais da imprensa esportiva sobre o momento do Flamengo com Jorge Sampaoli.
Mauro Cezar Pereira, da Jovem Pan e do UOL
Fernando Campos, da ESPN
Bruno Formiga, da TNT Sports
Raisa Simplício, da GOAL Brasil
Rodrigo Mattos, do UOL
Venê Casagrande, do SBT Rio
Leia também: Torcedores do Flamengo atiram pipoca em Allan, ex-Atlético; assista
Flamengo
O Flamengo é o quarto colocado no Campeonato Brasileiro, com 39 pontos em 23 jogos. O time tem aproveitamento de 56,5%. São 11 vitórias, seis empates e seis derrotas na competição. O Rubro-Negro Carioca perdeu para o Athletico-PR 11 dias depois de ter superado o líder Botafogo, por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
As cobranças da torcida já estavam fortes por causa da eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores, para o Olimpia, do Paraguai. A chance de amenizar a pressão é conquistando a Copa do Brasil. O primeiro jogo da decisão contra o São Paulo será neste domingo (17), às 16h, no Maracanã. A partida de volta ocorre na semana seguinte (24), também às 16h, no Morumbi.