FLAMENGO

Alvo do Flamengo, Tite chega ao Rio e evita falar de negociação

Próximo de ser anunciado pelo Flamengo, treinador está desempregado desde que deixou a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022
Foto do autor
Compartilhe

Alvo do Flamengo, Tite desembarcou no Rio de Janeiro na noite desta terça-feira (269). Recepcionado pela imprensa no aeroporto, o ex-treinador da Seleção Brasileira evitou falar de qualquer negociação com o clube carioca.

Durante a recepção no Aeroporto Santos Dumont, na capital do estado do Rio de Janeiro, Tite não respondeu sobre interesse flamenguista e se mostrou desconfortável com a quantidade de perguntas. Mesmo assim, o técnico foi respeitoso com os profissionais da imprensa.

“Desculpa. Eu respeito legal vocês. Eu estou com a minha família. Bom trabalho a vocês. Me dá licença”

Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira

Mesmo sem a confirmação de Tite, o negócio entre Flamengo e o treinador esquentou nas últimas horas, segundo vários jornalistas cariocas. Porém, existe uma questão: Jorge Sampaoli segue no cargo.

Durante a tarde desta terça-feira (26/9), o argentino comandou normalmente o primeiro treino do Flamengo após o vice-campeonato da Copa do Brasil. No domingo (24/9), o time carioca apenas empatou com o São Paulo, no Morumbi, e viu o rival erguer a taça da Copa do Brasil.

Com a medalha de prata, a situação de Sampaoli no Flamengo ficou ainda mais complicada. Logo, a diretoria está em busca de um novo nome, enquanto negocia com o atual treinador como se dará a saída.

Desempregado desde que deixou a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo do Catar, em novembro de 2022, Tite havia dito, em uma oportunidade anterior, que não retornaria ao futebol brasileiro em 2023. Porém, as conversas estão ativas entre o treinador e o Flamengo. A tendência é de novidades nos próximos dias.

Carreira de Tite como treinador

Formado em Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Tite iniciou a carreira como treinador em 1990, no Guarany-RS. No Brasil, também passou por Caxias, Veranópolis, Ypiranga, Juventude, Caxias, Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras e Internacional. Nos Emirados Árabes, comandou Al Ain e Al Wahda.

Tite acumulou títulos importantes durante a trajetória nos clubes. No Corinthians, viveu os momentos mais especiais. Como técnico do Timão, conquistou o Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), a Copa Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012), o Campeonato Paulista (2013) e a Recopa Sul-Americana (2013).

O treinador assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira em 2016. Em seis anos à frente da amarelinha, participou de duas edições da Copa do Mundo e conquistou uma Copa América (2019).

Títulos de Tite como treinador de clubes

  • Veranópolis: Campeonato Gaúcho (1993)
  • Caxias: Campeonato Gaúcho (2000)
  • Grêmio: Copa do Brasil (2001) e Campeonato Gaúcho (2001)
  • Internacional: Copa Sul-Americana (2008), Copa Suruga Bank (2009) e Campeonato Gaúcho (2009)
  • Corinthians: Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Recopa Sul-Americana (2013), Campeonato Brasileiro (2011 e 2015) e Campeonato Paulista (2013).

Rápida experiência como jogador

Antes de iniciar a carreira na beira do gramado, Tite teve rápida experiência como jogador. Em 1982, ele se tornou jogador do Caxias-RS. Lá, permaneceu até 1984. Ainda defendeu Esportivo Bento Gonçalves-RS, Portuguesa-SP e Guarani-SP.

No Guarani, foi vice-campeão brasileiro em 1986 e 1987 e vice-campeão do Campeonato Paulista em 1988.

A trajetória como atleta terminou cedo, em 1989. Aos 29 anos, Tite se retirou dos gramados por conta de lesões.

Compartilhe