FLAMENGO

Por que UFMG aponta Flamengo com 0% de chance de título?

Matematicamente, time ainda tem chances remotas de ultrapassar Atlético e Palmeiras para ficar com o título do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

É difícil, quase impossível, mas o Flamengo ainda tem chances de título do Campeonato Brasileiro. Por que, então, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta o Rubro-Negro com 0,000% de possibilidades?

Calma, os especialistas não se enganaram. Matematicamente, o Fla tem, sim, uma pequena esperança de levantar a taça nacional em 2023. Porém, a chance é tão pequena que não aparece em três casas decimais – limite adotado pela UFMG na hora de fazer os cálculos.

O departamento de matemática da universidade leva em consideração chances iguais ou superiores a 0,001%. Não é o caso do Flamengo. Por isso, por aproximação, a equipe carioca aparece com 0,000%.

Para a UFMG, apenas Palmeiras (99,973%) e Atlético (0,027%) têm chances de título brasileiro.

Mas o Flamengo ainda tem chances?

Sim, o Flamengo ainda tem chances de conquistar o Brasileiro, que caminha para a última rodada. Mas elas são meramente matemáticas. Na prática, só um cenário inimaginável daria o título à equipe do técnico Tite.

Atualmente, o líder da competição é o Palmeiras, com 69 pontos, 20 vitórias e 31 gols de saldo. Em seguida, aparecem Atlético (2º, com 66 pontos e 23 de saldo) e Flamengo (3º, com 66 pontos e 15 de saldo).

Para ser campeão, o Fla precisaria vencer o São Paulo no Morumbi, torcer por uma derrota do Palmeiras para o Cruzeiro no Mineirão e ainda dependeria do resultado do Atlético diante do Bahia na Fonte Nova.

Derrota ou empate do Galo serviriam ao Flamengo. Uma vitória, por sua vez, levaria o desempate novamente para o saldo de gols.

Além de tudo isso, o Flamengo ainda precisaria tirar uma diferença enorme justamente no saldo. Ou seja, praticamente impossível.

Compartilhe