O Flamengo chega à última rodada do Campeonato Brasileiro com chances remotas de título. Alcançar a taça depende de combinações de resultados, mas ainda há esperanças. Sendo assim, já garantido pelo menos na primeira fase da Copa Libertadores e na Copa do Brasil, o Rubro-Negro brigará pelo primeiro lugar em confronto com o São Paulo nesta quarta-feira (6/12), às 21h30, no Morumbi.
O Flamengo ocupa a terceira colocação na Série A, com 66 pontos. Embora tenha a mesma quantidade de tentos que o Atlético, segundo colocado, as chances de conquistar o título não são as mesmas.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a possibilidade do Galo terminar em primeiro é de 0,027%. Enquanto isso, a chance da equipe carioca é menor do que os três número decimais, limite adotado pela UFMG, podem mostrar. O que difere a situação dos dois clubes é o saldo de gols – Atlético soma 23 e Flamengo, 15.
O Palmeiras, por sua vez, lidera o Brasileiro e as estatísticas. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira tem cenário favorável – 99,973% de chance de levar o 12º título da história do clube.
Em caso de vitória, o Flamengo pode levar o título?
O Flamengo pode conquistar o título do Brasileiro em caso de vitória. Mas triunfar não é o suficiente. O Rubro-Negro precisa torcer por uma combinação de resultados: derrota do Palmeiras para o Cruzeiro e derrota ou empate do Atlético diante do Bahia. Ainda, se o Galo vencer e o Palmeiras perder, o Flamengo precisa tirar a diferença no saldo de gols.
De qualquer forma, se sair do Morumbi vencedor, o Flamengo soma 69 pontos, termina o Brasileiro entre os três primeiros colocados e garante vaga na fase de grupos da Libertadores.
Como fica o Flamengo em caso de empate?
Se empatar, o Rubro-Negro vai a 67 pontos. Sendo assim, corre risco de ser ultrapassado por Botafogo e Grêmio.
Atualmente, o Glorioso ocupa a quinta colocação, com 64 pontos. Se vencer o Internacional, vai a 67 e, no critério desempate, toma a frente. Já o tricolor gaúcho está em quarto, com 65 tentos. Bastaria, portanto, uma vitória sobre o Fluminense para superar o Flamengo.
Se for ultrapassado pelos dois adversários, o Rubro-Negro cairá para a quinta posição e disputará as qualificatórias da Libertadores. Se apenas um dos rivais vencer, o Flamengo segue no G4, zona de classificação para a fase de grupos do torneio continental.
Como fica o Flamengo em caso de derrota?
Se não pontuar, o cenário é parecido com o anterior. Apenas Grêmio e Botafogo ainda podem superar o Flamengo. Sendo assim, coloca em xeque a vaga na fase de grupos da Libertadores.
Independentemente do jogo desta quarta-feira, o Rubro-Negro já está garantido na terceira fase da Copa do Brasil.