FLAMENGO

Gabigol pode ser suspenso por 4 anos por tentativa de fraude no antidoping

Atacante foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD); entenda o caso e veja quais podem ser as consequências
Foto do autor
Compartilhe

Atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) nessa quinta-feira (21/12) por tentar fraudar exame de controle de doping.

O jogador teria dificultado realização de exame no Ninho do Urubu, na manhã do dia 8 de abril, desde que os oficiais responsáveis pela coleta chegaram no centro de treinamento do rubro-negro carioca.

Os atletas do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h – menos Gabigol. Segundo os oficiais, o atacante ignorou a equipe antidoping antes e depois do treino, além de tratá-los com desrespeito e não seguir os procedimentos indicados. Ele só foi pegar o vaso coletor 90 minutos após o treinamento, sem avisar a ninguém, e ainda se irritou porque um dos oficiais o acompanhou até o banheiro para a realização da coleta, prática padrão. No final, ele entregou aberto o vaso com a urina dele, contrariando a recomendação.

Segundo a denúncia, Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores do rubro-negro que têm que fazer a coleta. O acontecimento foi no dia anterior à segunda partida da final do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Flamengo, no Maracanã, que terminou com goleada por 4×1 do tricolor. A equipe de Fernando Diniz ficou com o título do estadual.

Se acatado o pedido da denúncia, o atacante do Flamengo terá que prestar depoimento pessoal, além de Márcio Tannure, chefe do departamento médico do clube, e Everton Ribeiro, capitão da equipe rubro-negra.

Flamengo e a defesa de Gabigol negam que o atleta fraudou o processo e cometeu erros de procedimento intencionais.

Gabigol pode ser suspenso por 4 anos

O jogador será julgado no TJD-AD por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que aborda casos de “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”.

Se for condenado, Gabigol pode ser suspenso por até quatro anos, de acordo com o código.

Compartilhe