O técnico Jorge Sampaoli definiu um dos times que treinou no Brasil como o ‘maior clube do mundo’. Em solo brasileiro, o argentino comandou o Santos, em 2019, o Atlético, em 2020, e o Flamengo, em 2023.
Os trabalhos de Sampaoli no Brasil ficaram marcados por momentos de altos e baixos. A passagem mais recente, no rubro-negro, foi conturbada. Em entrevista ao Marca, da Espanha, ele comentou sobre o período no Rio de Janeiro.
“Eu não sei (se voltaria a treinar no Brasil). O Brasil é o campeonato mais exigente em que estive, 10 mil vezes mais que o espanhol, por exemplo. Joga-se dia sim, dia não, tem de ganhar sempre, sempre, sempre (…) ainda mais no Flamengo. Há uma grande procura popular nos aeroportos, nos hotéis, tudo o que você vivencia é muito intenso. O Flamengo é o maior clube do mundo, com 45 milhões de torcedores, não dá para perder um único jogo”, iniciou.
O treinador comandou o Flamengo em 39 jogos, somando 20 vitórias, 11 empates, oito derrotas. Os 60,6% de aproveitamento, entretanto, não foram o suficiente para conquistar títulos e o carinho da torcida – contratado em abril de 2023, Sampaoli foi demitido em setembro, após perder a Copa do Brasil para o São Paulo.
“No Flamengo, conseguimos 70% dos pontos (nota da reportagem: na verdade foram 60,6%, como mostrado acima), mas não foi suficiente. No Brasil, se não ganhar, tem que sair. Perdemos a final e tivemos que sair. Perder nos ensina, ainda mais se tivermos tempo para rever os erros”, prosseguiu.
“Eu aceitaria (treinar na América do Sul). Também gostaria de treinar na Europa. Ou em qualquer lugar do mundo onde haja um projeto sério e duradouro. No Brasil há uma loucura excessiva, e demitem um treinador a cada três jogos. Na Europa, percebo um pouco mais de paciência”, completou Sampaoli.
Números de Sampaoli no Brasil
Santos – 2019
- Jogos: 63
- Vitórias: 35
- Empates: 13
- Derrotas: 15
- Títulos: nenhum
Atlético – 2020
- Jogos: 39
- Vitórias: 22
- Empates: 8
- Derrotas: 9
- Títulos: Campeonato Mineiro
Flamengo – 2023
- Jogos: 39
- Vitórias: 20
- Empates: 11
- Derrotas: 8
- Títulos: nenhum